Gaviria é o primeiro camisola amarela e Froome perde tempo

Quedas e avarias afetaram candidatos à vitória logo na primeira etapa

O ciclista colombiano Fernando Gaviria (QuickStep-Floors) é o primeiro camisola amarela da 105.ª edição da Volta a França em bicicleta, após vencer ao 'sprint' a primeira etapa, entre Fontenay-le-Comte e Noirmoutier-en-l'Île.

No final dos 201 quilómetros da primeira etapa, Gaviria gastou 4:23.32 horas, batendo o eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe), campeão do mundo, e do alemão Marcel Kittel (Katusha-Alpecin).

A primeira tirada da prova fez já alguns favoritos perderem tempo, como o britânico Chris Froome (Sky), vencedor das últimas três edições, que caiu e perdeu 51 segundos para o vencedor. Ou o colombiano Nairo Quintana (Movistar), um dos principais rivais de Froome à vitória final, que sofreu uma avaria e perdeu ainda mais tempo: 1.15 minutos. Richie Porte (BMC) e Adam Yates (Mitchelton-Scott) foram outros nomes fortes que chegaram atrasados, numa prova de que no Tour não há etapas tranquilas.

Gaviria lidera então a geral, com quatro segundos de avanço sobre Sagan e seis sobre Kittel.

No domingo disputa-se a segunda etapa, entre Mouilleron-Saint-Germain e La Roche-sur-Yon, num percurso de 182,5 quilómetros.

Exclusivos