Desportos
11 novembro 2019 às 10h34

Flamengo de Jesus pode ser campeão no domingo

A equipa treinada pelo técnico português tem de vencer o Vasco da Gama e o Grémio e esperar por um deslize do Palmeiras.

O Flamengo venceu neste domingo o Bahia, por 3-1, e aumentou para 10 pontos a vantagem sobre o Palmeiras, o segundo classificado do campeonato brasileiro. No Maracanã, os adeptos começaram logo a gritar "é campeão, é campeão", e a verdade é que a equipa de Jorge Jesus, apesar de ainda faltarem seis jornadas para o final do Brasileirão, pode ser campeã já no próximo domingo.

Este cenário, contudo, está dependente de terceiros, mas pode acontecer. As contas são simples: para ser campeão brasileiro já no próximo domingo, o Flamengo precisa de vencer o Vasco da Gama na quinta-feira (em casa) e depois bater fora o Grémio no domingo. Mas a equipa de Jorge Jesus precisa ainda de uma ajuda de terceiros - que o Palmeiras tropece (não vá além de um empate) na deslocação a Salvador onde vai medir forças com o Bahia. Se estes cenários se verificarem, o Fla pode festejar antecipadamente o título de campeão.

No Brasil já ninguém acredita que o título vai fugir ao Mengão. Seja neste domingo, seja mais tarde. De acordo com o matemático Tristão Garcia, a possibilidade de a taça voltar para a Gávea dez anos depois são de 98%.

Se por acaso o Palmeiras, segundo classificado, não tropeçar nas próximas jornadas, para garantir matematicamente o título o Flamengo precisa de mais três vitórias (nove pontos). Ou seja, além de vencer o Vasco da Gama na quinta-feira e o Grémio no domingo, a equipa de Jesus terá de somar os três pontos na receção ao Ceará, no dia 27 de novembro.

Caso o título seja conquistado já no próximo domingo, o Flamengo de Jorge Jesus chega à final da Taça Libertadores (joga-se no dia 23 no Peru) já como campeão brasileiro. O adversário na final da prova mais importante da América do Sul é o River Plate, da Argentina