Desportos
15 janeiro 2019 às 12h57

Bicampeão europeu Martin O'Neill regressa para treinar o Nottingham Forest

O conceituado técnico inglês fez parte da histórica equipa do Nottingham que venceu a Taça dos Campeões Europeus em 1979 e 1980 e vai orientar quatro jogadores portugueses que fazem parte do atual plantel.

Lusa

O Nottingham Forest, clube da segunda divisão inglesa onde jogam os futebolistas portugueses Tobias Figueiredo, João Carvalho, Diogo Gonçalves e Gil Dias, anunciou esta terça-feira o bicampeão europeu Martin O'Neill como novo treinador.

O conceituado técnico norte-irlandês, de 66 anos, jogava na equipa histórica do Nottingham Forest que foi bicampeã europeia em 1979 e 1980, mas que desde 1998/1999 não integra o principal campeonato, com descidas ao Championship e à League One (terceira divisão).

Em 2018/19, o clube luta por regressar ao escalão principal, mas o espanhol Aitor Karanka apresentou a demissão este mês, com Steven Ireland a assumir interinamente a equipa no último fim de semana, na derrota fora com o Reading (2-0).

O Nottingham Forest está no nono lugar do Championship, a quatro pontos da sexta posição, ocupada por Derby County, a última de acesso ao 'play-off' de subida à Liga inglesa.

Na equipa jogam os portugueses Tobias Figueiredo, João Carvalho, Diogo Gonçalves, por empréstimo do Benfica, e Gil Dias, cedido pela Fiorentina.

Martin O'Neill, que esteve nos últimos anos à frente da seleção da República da Irlanda, passou por clubes como o Sunderland, o Aston Villa, o Leicester, o Norwich ou o Wycombe Wanderers, e na Escócia esteve no Celtic, no qual conquistou vários títulos.

Como jogador, Martin O'Neill notabilizou-se na década de 70 precisamente ao serviço do Nottingham Forest, estando nos dois títulos europeus e na conquista da Supertaça europeia.