Rúben Amorim e mais um jogador infetados. DGS admite adiar jogo com Gil Vicente

Sobe para 11 o número de casos positivos por covid 19 no clube leonino. Nove são atletas e dois elementos do staff.

Rúben Amorim testou positivo para a covid 19, soube o DN. Além do treinador do Sporting, também um jogador do plantel está infetado e junta-se aos oito já conhecidos. Desde o regresso ao trabalho os leões já reportaram 12 casos positivos no plantel principal.

A DGS admitiu já nesta quarta-feira adiar o jogo dos leões com o Gil Vicente, clube que também tem 15 infetados. A situação de ambos os clubes está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde locais. "A responsabilidade por avaliar localmente as condições que existem para um jogo se realizar, ou não, é da autoridade de saúde local. Se a decisão for difícil, a autoridade de saúde local pode reunir com a regional e a regional com a nacional e tomarmos a decisão em conjunto", garantiu Graça Freitas, em conferência de imprensa.

O técnico, assim como o atleta infetado, já não seguiu viagem para o Algarve, onde a equipa vai estagiar até ao início do campeonato.

No domingo ficou a saber-se que havia três elementos do plantel infetados, o que levou ao adiamento do Troféu Cinco Violinos e do jogo com o Nápoles. Menos de 24 horas depois foram comunicados mais cinco casos de coronavírus no reino do leão (quatro jogadores e um elementos do staff).

Depois de no início de agosto ter identificado dois casos positivos e de ter revelado o nome dos envolvidos (Vietto e Battaglia), o Sporting decidiu não confirmar a identidade dos infetados, invocando a lei da proteção de dados.

Todos os infetados estão assintomáticos e em isolamento, sendo agora obrigados a cumprir 14 dias de quarentena... isto a dias do início do campeonato 2020-21. O adiamento do jogo com o Gil Vicente, previsto para sábado, no arranque do campeonato, está assim cada vez mais em dúvida. Na segunda-feira, o presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, revelou que todos os atletas da I Liga que testaram positivo iam ser novamente sujeitos a testes e só depois seria tomada uma decisão.

Esta situação terá ainda implicações no jogo com o Paços de Ferreira, da 2.ª jornada da I Liga, e na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, marcada para o dia 24, frente ao vencedor do Viking-Aberdeen.

Além dos nove infetados leoninos, também o Gil Vicente reportou 15 casos positivos. Há ainda um infetado no Benfica e um no Vit. Guimarães.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG