Desportos
28 abril 2020 às 15h30

A última vez que o Sporting foi campeão foi há 18 anos

Clube iguala assim o maior período sem títulos. Desde 2001-02 que os leões não sabem o que é festejar o campeonato

Foi no já longínquo dia 28 de abril de 2002, que o Sporting conquistou o seu último campeonato nacional de futebol. Há já 18 anos que os leões não são campeões. É o igualar do maior registo sem títulos. Muita gente pensou que o interregno de 18 anos do Sporting entre 1982 e 2002 seria irrepetível, mas o maior jejum da história do clube fundado em 1906 está em vias de ser batido. Esta época o clube de Alvalade já não tem hipóteses de chegar ao título e por isso só em 2021 tal pode acontecer.

Há 18 anos o Sporting acabou em primeiro (22 vitórias, 9 empates, 3 derrotas, 74 golos marcados e 25 sofridos), seguido pelo Boavista. FC Porto e Benfica, respetivamente. Liderados pelo romeno Lazlo Boloni no banco e João Pinto e Jardel em campo (acabou a época como melhor marcador, com 42 golos), os leões sagraram-se campeões nacionais.

A época nem começou bem para os leões, que depois de perderem Acosta, Schmeichel e Yordanov, tiveram algumas dificuldades com o modelo do treinador romeno. Apesar de terem começado o campeonato a vencer o FC Porto, a equipa leonina perdeu depois no Restelo e em Alvalade com o Alverca descendo para o 15.º lugar do campeonato. A partir daí João Pinto e Jardel formaram uma aliança mortífera para os adversários e lideraram a equipa para uma temporada de sonho, que só terminou com o Sporting em primeiro lugar.

A festa aconteceu na penúltima jornada. Na 33.ª, a equipa leonina podia ter conquistado matematicamente o título, mas empatou em Setúbal. Foi preciso esperar pela derrota o Boavista na Luz, frente ao Benfica, para soltar os festejos. Foi o segundo título em três épocas. Nesse ano, além do campeonato, os leões conseguiram ganhar a taça, fazendo uma dobradinha inédita desde 1982. A festa fez-se por todo o País.

No final, Boloni, que ficaria na história como o treinador que lançou Ronaldo na época seguinte, era um homem feliz: "Todo o campeonato foi apaixonante, porque foi aberto até ao final. É um grande prazer conquistar o título no primeiro ano. O Jardel é uma peça muito importante na nossa equipa, entrou bem no coletivo, mas não funcionaria sem o grupo. Quando chegou tínhamos uma situação impossível de funcionar e encontrámos uma solução muito boa. Já estou a pensar no futuro, não quero ficar agarrado ao presente."

Do plantel faziam parte jogadores como Nélson, Rui Jorge ou Rui Bento, André Cruz, César Prates, Beto, Dimas, Vidigal, Paulo Bento, Pedro Barbosa, Niculae, Horvath, Spehar e Mpenza, além dos jovens Quaresma, Lourenço, Custódio (treinador do Sp. Braga) e Hugo Viana (hoje diretor desportivo do Sporting) e da dupla do golo João Pinto-Jardel.

Desde então, o melhor que o Sporting obteve foram seis segundos lugares. Ficou ainda oito vezes em terceiro, duas em quarto e por uma vez em sétimo (2012-13), naquela que foi a pior classificação de sempre da história do clube. Esta temporada, com o campeonato suspenso devido à pandemia, os leões lutam por um lugar europeu. Estão em quarto lugar, depois de FC Porto, Benfica e Sp. Braga.