30 abril 2017 às 17h10

Valtteri Bottas quer ganhar campeonato após primeira vitória

O piloto finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) afirmou hoje que o "único objetivo" da sua carreira é sagrar-se campeão de Fórmula 1, depois de este domingo ter conquistado na Rússia o primeiro triunfo da carreira na Fórmula 1.

Lusa

"Esse é o único objetivo da minha carreira e vou esforçar-me muito para o alcançar", disse Valtteri Bottas, depois de ganhar o Grande Prémio da Rússia, quarta prova do Mundial, que decorreu no autódromo de Sochi.

Em terceiro no campeonato, Bottas pretende assim juntar-se ao 'panteão' de finlandeses que já conquistaram a proeza - Keke Rosberg (1982), Mika Häkkinen (1998 e 1999) e Kimi Räikkönen (2007).

Após a sua primeira vitória, o finlandês assegurou que "valeu a pena".

"Precisei de 80 grandes prémios para celebrar a minha primeira vitória, mas valeu a pena", disse o piloto da Mercedes, depois de receber o troféu de vencedor do Grande Prémio da Rússia, enaltecendo o trabalho da equipa da Mercedes, "sem a qual a vitória não teria sido possível".

Valtteri Bottas reconheceu que a luta com a Ferrari "foi muito renhida durante o fim de semana".

"Hoje consegui fazer um pouco melhor que os rapazes [Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen]. Consegui o interior da curva um e estou muito satisfeito", disse.

O alemão Sebastian Vettel (Ferrari), que se mantém líder do campeonato, com 86 pontos, admitiu, por seu turno, ter perdido a prova "logo à partida" - Vettel (Ferrari) tinha partido do primeiro lugar da grelha, terminou em segundo, seguido do finlandês Kimi Raikkonen, colega de equipa do germânico.

"[Bottas] Teve mais ritmo que eu, partindo uns metros atrás. Ao chegar à primeira curva, Valtteri já estava à frente. Fechou-me a porta e aí ganhou a corrida", comentou o piloto da Ferrari, felicitando Bottas como "o homem da corrida".

"Hoje foi o homem da corrida. Merece a alegria porque conquistou a sua primeira vitória", comentou.

A quinta prova do Mundial, o Grande Prémio de Espanha, está marcada para 14 de maio, no circuito da Catalunha, em Barcelona.