Um jogo de loucos, 34 penáltis e um novo herói. "Foi bizarro", disse o guarda-redes do Ajax
EPA/OLAF KRAAK

Um jogo de loucos, 34 penáltis e um novo herói. "Foi bizarro", disse o guarda-redes do Ajax

O guarda-redes do clube neerlandês defendeu cinco grandes penalidades e marcou outra num jogo que fica para a história como o que tem o número mais elevado de penáltis numa competição da UEFA.
Publicado a
Atualizado a

Aos 40 anos, o guarda-redes do Ajax foi aclamado como um herói, depois de os neerlandeses terem vencido os gregos do Panathinaikos uma "louca" disputa de grandes penalidades por 13-12 para avançar para os play-offs da Liga Europa.

Remko Pasveer defendeu cinco penáltis e marcou um para fazer o Ajax bater o Panathinaikos numa das disputas de penáltis mais longas da história. O total de 34 grandes penalidades foi aliás o mais elevado numa competição da UEFA, superando um jogo entre os Países Baixos e a Inglaterra no Europeu de sub-21, onde foram assinalados 32.

Foi um desempate por grandes penalidades “bizarro”, disse Pasveer após a partida. "Tantos penáltis e de cada vez que alguém errou, a outra equipa errou", analisou.

"Isto foi uma loucura", disse o treinador do Ajax, Francesco Farioli. "Mas também foi uma grande noite. Agora vamos jogar definitivamente na Europa", acrescentou o técnico, dizendo que Pasveer poderia esperar ser imortalizado nos corredores do estádio do Ajax, onde estão penduradas fotos de alguns dos grandes nomes do futebol neerlandês.

"O Remko perguntou porque é que nunca houve uma fotografia de um guarda-redes que não sofresse golos. Eu disse-lhe que talvez devesse jogar um pouco melhor", brincou o técnico. "Mas agora acho que devemos pendurar rapidamente uma fotografia dele."

Foi uma vitória bem-vinda para o Ajax, que tenta recuperar de uma das épocas mais dececionantes da sua ilustre história.

O Ajax apurou-se assim para o play-off da Liga Europa de futebol. Eliminou o Panathinaikos no desempate nas grandes penalidades, vencido por 13-12, após a igualdade após as duas mãos e o prolongamento.

Os neerlandeses tinham vencido na primeira mão, por 1-0, mas na quinta-feira, e a jogarem em casa, consentiram um golo aos 89 minutos, de Tetê, numa altura em que o português Carlos Forbs já tinha saído nos homens da casa, aos 61.

Depois de o prolongamento não fazer diferença, a decisão de quem avançaria para o play-off coube ao desempate nas grandes penalidades, necessitando o jogo de 34 remates até encontrar o vencedor.

Brobbey falhou os dois penáltis que tentou, tendo sido um dos vários jogadores chamados a repetir a tentativa, mas Vilhena também não marcou, cabendo a Gaaei o penálti decisivo para a equipa de Amesterdão.

O Ajax vai agora defrontar o Jagiellonia, da Polónia, por um lugar na fase de grupos, com o 'Pana' a cair para a Liga Conferência Europa.

O Rapid Viena marcou encontro com o Sporting de Braga no play off ao voltar a vencer o Trabzonspor, desta feita por 2-0, depois de já ter triunfado por 1-0 na Turquia, beneficiando hoje da expulsão de Pedro Malheiro, aos 84.

Os golos dos austríacos vieram por intermédio de Seidl, aos 77, e Lang, aos 87. A equipa de Viena soma seis vitórias e um empate até aqui em jogos oficiais da época 2024/25.

* com AFP e Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt