20 junho 2017 às 19h35

Afinal, a Red Bull pode ter duas equipas na Champions

O clube de futebol alemão RB Leipzig e o austríaco Red Bull Salzburgo foram ambos admitidos hoje pela UEFA a disputar a próxima edição da Liga dos Campeões, apesar de serem controlados pelo mesmo grupo

Lusa/DN

A participação de um dos dois clubes foi questionada, uma vez que são controladas pelo mesmo grupo, porém, o painel de controlo financeiro da UEFA entende que "não há violação" do artigo 5, sobre a integridade da competição, e que também rege as questões de concorrência.

O órgão de supervisão financeira da UEFA tomou a decisão "após uma longa investigação e depois de mudanças na estrutura de governança de ambos os clubes".

Alguns observadores entendem que este artigo poderia ter impedido a participação simultânea no mesmo evento de dois clubes controladas pelo mesmo acionista.

"Após uma investigação minuciosa e importantes mudanças na governança e estruturais feitas pelos clubes (no que diz respeito a assuntos corporativos, financiamento, pessoal, acordos de patrocínio, etc.), a UEFA considerou que nenhuma pessoa ou entidade jurídica tinha influência decisiva em mais do que um clube que participa nas suas competições de clubes", refere o organismo.

A decisão é passível de merecer recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto no prazo de 10 dias.

O órgão de supervisão financeira da UEFA vai continuar a monitorizar ambos os clubes de forma a garantir que a integridade das regras continuará a ser seguida no futuro.