Terceira etapa do Dakar 2026 provocou várias mudanças na classificação

Terceira etapa do Dakar 2026 provocou várias mudanças na classificação

Pilotos portugueses tiveram algumas dificuldades por causa do traçado sinuoso e grande exigência na navegação.
Publicado a
Atualizado a

Mitch Guthrie é o novo líder do Dakar 2026 em automóveis ao vencer a etapa 3, na qual os portugueses João Ferreira e Filipe Palmeiro, ficaram a meia hora do topo. Já o francês Sébastien Loeb viveu um dia mais complicado, perdendo cerca de 25 minutos após optar por uma condução mais conservadora para evitar novos furos nos pneus.

A terceira etapa do Rali Dakar ficou marcada por dificuldades para o piloto português João Ferreira, que enfrentou vários furos ao longo do percurso, situação que lhe custou tempo precioso na classificação geral, estando agora no décimo quinto lugar.

Nesta etapa, o traçado, com um total de 736 quilómetros, incluiu 422 quilómetros cronometrados, serpenteando por trilhos arenosos e formações rochosas imponentes. A beleza da paisagem contrastou com a exigência da navegação, dificultada pela escassez de pontos de referência.

A vitória nas motas foi de Tosha Schareina, que bateu o colega da Honda, Ricky Brabec. A liderança da classificação continua nas mãos de Daniel Sanders, da KTM, que viu a sua margem face a Brabec a baixar para 1m07s. 

No que diz respeito aos portugueses, Martim Ventura (Honda) foi décimo absoluto e segundo em Rally2, perdendo a liderança da geral na categoria para Michael Docherty. O português segue em décimo.

A quarta etapa do Dakar marca a primeira jornada de maratona para os concorrentes. O dia arrancará e terminará em AlUla, com uma especial cronometrada de cerca de 451 quilómetros disputada em vastas áreas abertas, mas com mudanças de ritmo devido às colinas e relevos variados. Esta é a primeira de duas etapas consecutivas sem assistência, com a segunda parte a acontecer no dia seguinte. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt