Taça de Portugal exibiu uma amostra do futuro

Svilar, Diogo Dalot, Rafael Leão... jovens promessas que deixaram bons sinais nos jogos dos grandes

Sem surpresas ou sobressaltos de maior (embora a exibição do Benfica, ontem, tenha deixado insatisfeito até o presidente Luís Filipe Vieira, apanhado em "flagrante" pelas câmaras de TV), a entrada em cena de águias, dragões e leões nesta edição da Taça de Portugal serviu sobretudo para nos deixar uma amostra do futuro.

Numa eliminatória em que estavam destinados a jogar contra equipas de divisões inferiores, Rui Vitória, Jorge Jesus e Sérgio Conceição aproveitaram naturalmente para gerir plantéis e lançar também algumas das jovens promessas trabalhadas nos laboratórios do Seixal, Alcochete e Olival. Nomes como Svilar, Diogo Dalot, Galeno ou Rafael Leão terão deixado água na boca aos adeptos dos três grandes.

Ontem, no Estádio Algarve, bastaram dois minutos para o jovem belga Mile Svilar cativar a simpatia dos benfiquistas e marcar pontos junto de Rui Vitória para a luta pela titularidade numa baliza que tem estado sob fogo. Na sua estreia como sénior, aos 18 anos e 50 dias, Svilar, o mais novo guarda-redes de sempre titular pelo Benfica, saiu-se logo de forma decidida aos pés de um avançado do Olhanense. De resto, embora sem muito trabalho, deixou sinais (rapidez, segurança) prometedores para confirmar num futuro... em breve?

No dia anterior, o FC Porto tinha goleado o Lusitano de Évora com o contributo de vários jovens da B, entre eles Diogo Dalot, lateral a quem se projeta grande futuro e mereceu mesmo a titularidade, respondendo com dois cruzamentos para golo. Mas também os brasileiros Galeno (avançado, um golo) e Luizão (médio) deixaram indicações de que podem ganhar o futuro.

Na quinta-feira, em Oleiros, o Sporting "apresentou" Rafael Leão, avançado luso-angolano de 18 anos que precisou apenas de 16 minutos para se estrear a marcar e deixar os sportinguistas a sonhar com uma nova joia da formação.

Todos eles (e Jovane, Diogo Gonçalves, Jorge Fernandes...) nomes para ir acompanhando. Podem estar aqui os futuros craques do futebol português

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG