Surf. Esta Liga é para jovens

Surf. Esta Liga é para jovens

14.ª edição da Liga MEO, na qual se têm afirmado principais valores da modalidade, foi apresentada nesta quinta-feira.
Publicado a
Atualizado a

Após 2023 ficar na história como o ano em que os jovens assumiram definitivamente as rédeas na Liga MEO Surf, com os títulos de Joaquim Chaves e Kika Veselko (ambos com 20 anos), o desejo de manter essa toada para 2024 ficou expresso na apresentação da 14.ª edição. “Ao longo destes anos, vivemos debaixo de vitórias de surfistas como Frederico Morais, Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot, entre outros. No entanto, em 2023, os mais novos tomaram a dianteira. Pessoalmente, gostaria ainda de ver valores como Matias Canhoto, Teresa Pereira ou Jaime Veselko a complicar a vida a Joaquim Chaves e Francisca Veselko na revalidação dos seus títulos”, declarou o presidente da Associação Nacional de Surfistas, Francisco Rodrigues.

Com as mesmas etapas do ano passado (Figueira, Porto, Ericeira, Ribeira Grande e Peniche), a caminhada pela busca dos novos campeões nacionais inicia-se a 22 de março, já depois de decidido o apuramento olímpico (Porto Rico, entre dia 23 e 3 de março). Por isso, Paris’2024 é o foco do momento de alguns integrantes do campeonato. “A Liga MEO Surf é um campo de treino para todos os objetivos que tenho a curto, médio e longo prazo. É onde se juntam os melhores surfistas portugueses que são, também, alguns dos melhores da Europa”, defendeu Guilherme Ribeiro, que já treinou no palco dos ISA World Surfing Games, passando depois pelo Havai antes do regresso a Portugal. Já Kika Veselko vai ter uma época em três frentes. “Espero estar à altura dos meus objetivos que são a qualificação para os Jogos, para o Championship Tour e a revalidação do título de campeã nacional”, adiantou.

A partir do Havai, onde se encontra com o grupo de treino de Richard “Dog” Marsh e do qual faz parte Frederico Morais, Joaquim Chaves também partilhou a ambição de “dar o melhor para conquistar o segundo título”.

Este ano, os jovens Diogo Bravo, Manuel Pirujinho, Kekoa Hummel, Joaquim Trindade e Simão Prazeres vão participar a tempo inteiro provenientes do Junior Tour, cujo calendário foi alargado para quatro etapas: Porto e Matosinhos (6 e 7 de abril), Viana do Castelo (18 e 19 de maio), Aveiro (13 e 14 de julho) e Santa Cruz (27 e 28 de julho).

Calendário
22/03-24/03    Allianz Figueira Pro
12/04-14/04    Porto Pro
24/05-26/05    Allianz Ericeira Pro
21/06-23/06    Allianz Ribeira Grande Pro
25/10-27/10    Bom Petisco Peniche Pro

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt