Leões foram o clube que mais lucrou com o Euro2016

Cedência de jogadores à seleção nacional durante o Europeu rendeu ao clube de Alvalade quase um milhão de euros

Os clubes portugueses vão receber 2,4 milhões de euros (ME) pela cedência de futebolistas às seleções que disputaram as fases de qualificação e final do Euro2016, que Portugal venceu, informou esta sexta-feira a UEFA.

O Sporting lidera os ganhos, ao arrecadar 988.000 euros. O Benfica surge imediatamente atrás dos 'leões, que tiveram quatro jogadores na fase final (Rui Patrício, William Carvalho, Adrien e João Mário), com um encaixe de 630.000 euros, muito por força convocatória de Eliseu e Renato Sanches para representar Portugal no Europeu realizado em França.

O FC Porto, que teve em Danilo o único futebolista convocado para a fase final, vai receber 450.000 euros, enquanto a convocatória de Rafa, agora no Benfica, pelo selecionador Fernando Santos vai render parte substancial dos 283.000 reservados ao Sporting de Braga.

Os valores são referentes à fase de qualificação, pela qual os clubes portugueses receberão 586.000 euros, e fase final, que vai proporcionar um encaixe de perto de 1,8 ME, estando prevista a remuneração por parte da UEFA por cada dia de cedência de jogadores às representações nacionais.

A cedência de jogadores à seleção portuguesa na fase de apuramento vai permitir também um rendimento extra a mais cinco clubes: Rio Ave (27.000 euros), Marítimo (21.000), Feirense (16.000), Belenenses e Gil Vicente (12.000 cada).

Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol pela primeira vez a 10 de julho, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis, com um golo do suplente Éder, aos 109 minutos.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG