Sporting quer que responsáveis sejam punidos no caso dos emails
O Sporting assumiu esta terça-feira que vai acompanhar a evolução do processo dos emails e quer que os responsáveis sejam punidos, depois de o Ministério Público (MP) acusar a Benfica SAD e Luís Filipe Vieira de vários crimes.
"Perante os últimos desenvolvimentos referentes a mais um processo judicial relativo a comportamentos contrários à verdade desportiva, a Sporting Clube de Portugal -- Futebol, SAD não pode deixar de reforçar a importância de se garantir que, pelo menos desta vez, a imagem e a regularidade das competições desportivas portuguesas não sejam as únicas partes afetadas", referem os 'leões' em comunicado.
O Sporting, liderado por Frederico Varandas, garante que vai com colaborar as autoridades para que "os responsáveis sejam punidos e este tipo de comportamentos erradicados de vez do desporto nacional".
A Benfica SAD foi acusada pelo MP de vários crimes, entre os quais corrupção ativa e fraude fiscal, juntamente com o antigo presidente Luís Filipe Vieira, segundo despacho a que a agência Lusa teve hoje acesso.
Em causa está, segundo a acusação, um alegado esquema, que teve como mentor Luís Filipe Vieira e teria como objetivo a subversão da verdade desportiva pelo controlo de outros clubes para facilitarem o Benfica nos jogos de confronto direto.
A investigação da Polícia Judiciária, realizada entre 2016 e 2019, também se debruçou sobre a atuação da equipa do Vitória em jogos contra o Benfica, tendo concluído que o clube da Luz foi beneficiado pela má atuação em campo, alegadamente propositada, de alguns atletas adversários.