Sp. Braga bate Casa Pia em Rio Maior e fecha ano da melhor forma
No último jogo de 2023, João Moutinho colocou os minhotos na frente, aos 51. Clayton igualou na conversão de uma grande penalidade, aos 75, mas o cabeceamento certeiro de Simon Banza, aos 77, e o livre direto de Rodrigo Zalazar, já aos 88, estabeleceram o resultado final a favor dos bracarenses.
Com este resultado, o Sporting de Braga, que ocupa o quarto lugar, chegou aos 32 pontos, ao passo que o Casa Pia é 12.º classificado, com 16 pontos em 15 jornadas.
Os 'casapianos' chegaram ao último jogo do ano galvanizados pela vitória no terreno do Desportivo de Chaves, por 3-1, na ronda anterior, ao passo que os minhotos tinham como objetivo principal regressar aos triunfos no campeonato depois da derrota na receção ao Benfica, 1-0, na jornada 14.
Twittertwitter1741190998418399603
Contudo, foi a formação da casa a entrar mais agressiva e, logo aos cinco minutos, Felippe Cardoso esteve muito próximo de inaugurar o marcador na sequência de um lance em que ganhou posição sobre Niakaté. Valeu a atenção do guarda-redes Matheus, astuto a sair da baliza e a encurtar o ângulo para o remate do avançado dos gansos.
Nos instantes seguintes foi a equipa comandada por Artur Jorge a assumir, com naturalidade, o controlo da partida, ainda assim, sem nunca conseguir quebrar a boa organização defensiva demonstrada pela formação liderada por Pedro Moreira.
A segunda parte começou animada e o Sporting de Braga chegou ao golo logo nos primeiros minutos. Na sequência de um canto, João Moutinho cabeceou para dentro da área, onde um movimento de Niakaté traiu o guarda-redes Ricardo Batista, levando a que a bola entrasse na baliza.
O lance teve de ser analisado pelo var, devido a um possível fora-de-jogo, todavia, acabaria por validado. Aos 62, foi a vez de Bruma tentar dilatar o marcador à entrada da área, após um bom passe de Ricardo Horta, mas, desta vez, Ricardo Batista afastou o perigo com uma boa intervenção.
No entanto, o Casa Pia manteve-se na discussão do resultado e viu o esforço recompensado aos 75 minutos, quando Clayton converteu com sucesso uma grande penalidade a castigar uma falta de Victor Gomez sobre o avançado dentro da área.
O empate, todavia, durou pouco uma vez que, volvidos dois minutos, os bracarenses recolocaram-se na frente: livre de Rodrigo Zalazar à direita do ataque e Simon Banza, de cabeça, a marcar o segundo tento para a formação do Minho.
Aos 86, Bruma teve uma oportunidade flagrante para resolver o jogo, mas já sem a oposição de Ricardo Batista, atirou ao poste esquerdo. Não resolveu Bruma, resolveu Rodrigo Zalazar, de livre direto. Aos 89, o uruguaio, que tinha entrado no decorrer da segunda parte, colocou um ponto de final no encontro com um remate rasteiro a entrar ao canto inferior direito.
Com este resultado, o Sporting de Braga termina o ano da melhor forma, ao passo que o Casa Pia volta a ceder em Rio Maior, casa emprestada dos gansos para esta temporada.