Sócios do Rio Ave aprovam SAD e entrada de investidor grego

Milionário grego vai investir 20,5 milhões de euros na Sociedade do clube de Vila do Conde no imediato para pagamento de dívidas e cumprimento do orçamento até final da época.
Publicado a
Atualizado a

Os sócios do Rio Ave aprovaram, por larga maioria (400 votos a favor e cerca de 60 votos contra e nulos), este domingo, em Assembleia Geral, a constituição de uma SAD e a entrada de um investidor, o grego Evangelos Marinakis, que já investiu no Olympiacos e, ainda, no Nottingham Forest. Na reunião magna, que decorreu no Teatro Municipal de Vila do Conde, a presidente dos vilacondenses, Alexandrina Cruz, revelou o plano de investimento do futuro dono de 80% de capital da Sociedade Anónima Desportiva.

O empresário grego pretende investir "20,5 milhões de euros até junho de 2024", verba que assegurará o "pagamento de dívidas de curto prazo, orçamento e ordenados até ao fim da época, tal com o reforço da equipa em janeiro e melhoria das instalações, estádio e academia".

Dos cinco administradores, dois serão indicados pelo clube de Vila de Conde e os restantes três serão escolhas de Marinakis. No entanto, Alexandrina Cruz assegurou aos sócios que "todo o património continuará a pertencer sempre ao Rio Ave", bem como a licença de competição atual (que garante ao clube o direito de inscrição na Liga). Ainda segundo a presidente, o grego não pretende fazer alterações na gestão do emblema.

A presidente do Rio Ave mostrou "grande satisfação" pela participação dos associados na assembleia geral e "pela confiança demonstrada à proposta da direção e na credibilidade do projeto de Evangelos Marinakis". Alexandrina Cruz considerou que o Rio Ave "teve a sorte de, num momento tão difícil, aparecer uma solução e uma proposta tão boa", admitindo que, caso os sócios a rejeitassem, iria apresentar a sua demissão do cargo.

Rio Ave estava organizado em Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ), passando a ser uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) detida por um multimilionário grego de 56 anos. Nascido em Piraeus, herdou do pai, Miltiadis Marinakis, uma pequena empresa de gestão de navios. Depois de concluir os estudos em Administração Internacional de Empresas e Relações Internacionais em Londres, Evangelos fundou a Capital Maritime & Trading Corp: empresa de gestão marítima, que em 2017 detinha 70 navios entre petroleiros, porta-contentores e graneleiros. É um dos nomes mais influentes na indústria dos navios, com fortuna feito no ramo naval e avaliada em 2,7 mil milhões de euros.

Apaixonado por futebol, em 2010 comprou o Olympiacos e desde então que preside ao clube que tem forte ligação ao futebol português. Mais de 50 jogadores e treinadores já vestiram a camisola listada. As suspeitas de suborno e os apoios à ala violenta da claque do clube mancharam a reputação, apesar das várias acusações foi quase sempre absolvido, incluindo das acusações de tráfico de droga a bordo de alguns dos seus navios. Em 2017 aventurou-se no futebol inglês e adquiriu Nottingham Forest, que subiu à Premier League.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt