Infantino cumpre promessa e assiste ao derradeiro ensaio
Presidente da FIFA estará em Portugal em junho para visitar a recém-inaugurada Cidade do Futebol e aproveita para ver o jogo com a Estónia, o último de Portugal antes do Euro
O presidente da FIFA vem a Portugal em junho. Segundo soube o DN, Gianni Infantino tem viagem marcada para Lisboa para cumprir a promessa de visitar a Cidade do Futebol e assistir ao jogo da seleção nacional com a Estónia, marcado para o dia 8 de junho, às 19.45, no Estádio da Luz .
O líder do organismo que rege o futebol mundial tinha sido convidado pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, para a inauguração da Cidade do Futebol, no final de abril. Mas, como não pôde estar presente - já tinha uma deslocação agendada à América do Sul -, prometeu "uma visita em breve, ainda antes da fase final do Euro 2016 para rever os amigos e conhecer a Cidade do Futebol", escreveu Infantino, numa carta enviada ao líder da FPF.
O dirigente suíço prepara-se assim para cumprir a promessa feita ao amigo Fernando Gomes. Infantino visitará a seleção na véspera da viagem para França. Portugal joga no Estádio da Luz com a Estónia, no dia 8, e segue depois, dia 9, para Marcoussis, nos arredores de Paris, local de estágio da seleção (treinará no Domaine de Bellejame, complexo de treinos da federação francesa de râguebi).
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A Federação Portuguesa patrocinou a candidatura do ex-secretário-geral da UEFA ao cargo mais alto do futebol mundial e tem sido peça importante no aconselhamento do líder da FIFA, nas reformas do organismo. Duas delas vão passar pela mão de dois portugueses a trabalhar com ele: Miguel Poiares Maduro e Luís Figo.
O antigo ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho vai liderar o Comité de Governação da FIFA . Já Figo, que chegou a ser candidato à presidência do organismo, vai assumir a vice-presidência do Comité de Desenvolvimento.
Infantino visitará Portugal, depois de o antecessor, Joseph Blatter, o ter feito em 2015, quando compareceu na gala do centenário da Federação (tal como Michel Platini, então líder da UEFA). E, quando o fizer, já Fernando Gomes terá sido reeleito, salvo algum imprevisto de última hora. As eleições da FPF estão marcadas para o dia 4 de junho.
O atual presidente e candidato à presidência da Federação vai apresentar hoje (15.00) o programa para o mandato 2016/20, na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa. Fernando Gomes foi o único candidato a apresentar listas para os órgãos sociais da FPF.
Demissão polémica na FIFA
Joseph Blatter "nunca" conheceu "alguém mais honesto do que Markus Kattner", secretário-geral interino da FIFA, que foi demitido após acusações de favorecimento pessoal com bónus financeiros, na presidência do suíço.
O ex-presidente disse à AFP estar "atónito" com a dispensa de Kattner, que assumiu interinamente o cargo de secretário-geral após o afastamento de Jérôme Valcke, também demitido por irregularidades várias, no caso de corrupção que abalou a FIFA.