Cinco golos em dois jogos: a fasquia de CR7 para mais um recorde
Cristiano Ronaldo tem 14 golos na fase de qualificação e o melhor registo é o do iraniano Karim Bagheri, que fez 19, em 1998
Cristiano Ronaldo nunca escondeu que gosta de ganhar títulos e troféus, sejam eles individuais ou coletivos. Aliás, disse-o ainda nesta semana numa entrevista ao antigo colega Rio Ferdinand. O próximo que pode ganhar é o The Best, da FIFA, que elege o melhor jogador do ano, no qual terá de bater Messi e Neymar. Antes, porém, há um outro nome que está na mira do capitão da seleção portuguesa: Karim Bagheri, o iraniano que tem o recorde de maior número de golos numa fase de qualificação, concretamente 19. CR7 leva 14 neste apuramento para o Mundial de 2018 e tem dois jogos pela frente, Andorra (sábado) e Suíça (terça-feira), para apanhar o ex-jogador asiático.
Diante das Ilhas Faroé, no final de agosto, Cristiano Ronaldo marcou três golos na vitória por 5-1, em encontro também da fase de apuramento para o Mundial da Rússia, golos esses que serviram para que o capitão da turma das quinas apanhasse o ex-jogador jugoslavo Predrag Mijatovic como o jogador com mais golos numa fase de apuramento europeia: 14.
Na Europa não há, assim, melhor registo do que o do avançado português de 32 anos, mas há cinco nomes à sua frente no que às restantes confederações diz respeito (ver quadro ao lado). Quatro até poderão ser fáceis de apanhar, pois o segundo classificado leva apenas mais dois golos do que CR7, e o próximo adversário de Portugal é, teoricamente, bastante acessível: Andorra. Já para chegar a Bagheri a tarefa será mais complicada, mas não impossível.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Há, no entanto, alguns fatores que poderão condicionar esta possibilidade de recorde para Cristiano Ronaldo. O primeiro dá pelo nome de Suíça. Ou seja, Portugal ocupa atualmente o segundo lugar de qualificação para o Mundial do próximo ano e só o primeiro garante apuramento direto. Nesse sentido, e para preservar a condição física do melhor jogador do mundo, o selecionador Fernando Santos poderá poupar o capitão diante de Andorra. Deverá ser titular, mas ninguém estranhará se não jogar os 90 minutos, a pensar no tal jogo com a Suíça, que Portugal tem obrigatoriamente de ganhar.
Há também o pormenor de poder falhar o embate com os helvéticos se levar um cartão amarelo, pelo que Fernando Santos tem tudo para poupar o seu capitão neste confronto do próximo sábado.
Depois há também a atual condição física de Cristiano Ronaldo. Foi suspenso cinco jogos no início da temporada, ao serviço do Real Madrid, e só nas últimas duas jornadas do campeonato foi utilizado, embora tenha feito os jogos dos merengues na Liga dos Campeões. Esta alegada "falta de forma" de CR7 não incomoda os seus colegas, como revelou ontem João Mário: "Se sem ritmo fez três golos [na vitória por 5-1 às Ilhas Faroé]..."
Se o recorde de Bagheri não é, de todo, inalcançável a curto prazo, há um, a longo, que Ronaldo também poderá almejar. Atualmente leva 78 golos ao serviço da seleção nacional, em 145 jogos, e é o sétimo máximo goleador internacional de sempre. No topo da classificação, ironicamente, está também outro iraniano, Ali Daei, que fez 109 golos ao serviço do seu país.
Faltam 31 para Cristiano Ronaldo chegar a este registo do ex-futebolista asiático, algo que não é de descartar, pois o avançado nunca escondeu que deseja jogar mais alguns anos.