Rúben Dias falhou os jogos com a Polónia e a Croácia devido a lesão.
Rúben Dias falhou os jogos com a Polónia e a Croácia devido a lesão.Pedro Rocha / Global Imagens

Seleção nacional está de volta com cinco regressos importantes

Roberto Martínez deve confirmar hoje os regressos de Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Rúben Neves, Gonçalo Ramos e Diogo Jota para os jogos dos quartos de final da Liga das Nações com a Dinamarca.
Publicado a
Atualizado a

A seleção nacional está de volta esta sexta-feira com a primeira convocatória de Roberto Martínez de 2025, cujo anúncio está marcado para as 12.30 horas. 126 dias depois do último jogo - empate 1-1 na Croácia -, o selecionador vai anunciar os nomes dos eleitos para enfrentar a Dinamarca nos quartos de final da Liga das Nações, marcados para a próxima quinta-feira em Copenhaga e para o domingo seguinte ( dia 23) no Estádio José Alvalade.

Em relação à última convocatória é bem possível que se registem os regressos de Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Rúben Neves, Gonçalo Ramos e Diogo Jota, que estavam lesionados em novembro e, em contrapartida, são baixas confirmadas João Cancelo, Otávio, Pedro Gonçalves e Francisco Conceição, todos a recuperar de lesões. Quanto a estreias, o defesa Alexandre Penetra, titular nos neerlandeses do AZ Alkmaar, tem estado a ser seguido, mas tendo em conta as opções existentes, é pouco provável que seja chamado. Poucas possibilidades de ser chamado terá igualmente Florentino Luís, depois de ter sido apontado nas últimas convocatórias, isto porque regressou há pouco de lesão. Mais hipóteses terá Fábio Vieira, que começa a ser decisivo no FC Porto, depois de uma fase de algum apagamento.

Guerreiro espreita regresso

Mas vamos por partes. Na baliza, Diogo Costa e José Sá serão intocáveis, sendo que Rui Silva, agora titular do Sporting, deve manter-se na convocatória.

No setor defensivo, Diogo Dalot e Nélson Semedo devem preencher o lado direito, tendo em conta a lesão de Cancelo, enquanto na esquerda Nuno Mendes está de pedra e cal, podendo ter desta vez ter como concorrente Raphaël Guerreiro que voltou a jogar no Bayern Munique e até marcou dois golos no jogo com o Bochum. Nesse sentido, Nuno Tavares ficaria fora.

Já no eixo central da defesa, os regressos de Rúben Dias e Gonçalo Inácio devem afastar Tiago Djaló, sendo previsível que Renato Veiga e António Silva se mantenham nos eleitos, ainda que estejam a atravessar fases de menor fulgor, pelo que Toti Gomes continua à espreita.

Rúben Neves garantido

Em grande forma no Paris Saint-Germain, João Neves e Vitinha têm lugar garantido entre os médios, à semelhança dos já históricos Bernardo Silva e Bruno Fernandes.

O meio-campo é onde há mais dúvidas, não sendo certa a chamada de João Palhinha e Matheus Nunes, que não estão num bom momento no Bayern Munique e Manchester City, respetivamente. Já Otávio e Pedro Gonçalves ficam de fora devido a lesão. Nesse sentido, Rúben Neves tem regresso praticamente garantido, enquanto Samuel Costa poderá continuar nos eleitos, embora Fábio Vieira possa surgir aqui com uma possibilidade de ser chamado.

Ronaldo com Gonçalo Ramos e Diogo Jota

Quanto aos homens do ataque, Cristiano Ronaldo está seguríssimo aos 40 anos. Gonçalo Ramos e Diogo Jota, lesionados na convocatória anterior, estarão por certo de volta, enquanto João Félix deve manter-se apesar de alguma intermitência no AC Milan.

Nas alas, Roberto Martínez está privado de Francisco Conceição (lesionado), pelo que o jovem Geovany Quenda deve manter-se na convocatória, depois de na anterior ter sido chamado à última hora. Com lugar cativo estarão seguramente Rafael Leão, Francisco Trincão e Pedro Neto, enquanto Ricardo Horta e Bruma espreitam uma oportunidade.

carlos.nogueira@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt