Se um diz mata, outro diz esfola. Por que Gyökeres e Rafa são tão decisivos

Se um diz mata, outro diz esfola. Por que Gyökeres e Rafa são tão decisivos

Sporting e Benfica jogam esta noite em Alvalade. Para o analista Pedro Bouças, o sueco “é um ponta de lança com impacto em todos os momentos do jogo” e Rafa “um perigo à solta” para os defesas adversários.
Publicado a
Atualizado a

Sporting e Benfica defrontam-se esta noite (20.45, RTP1) em Alvalade na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. É mais um dérbi entre os dois eternos rivais, que esta época lutam em três frentes - além da prova rainha, disputam ainda o campeonato e a Liga Europa.

De um e outro lado há vários argumentos, mas existem dois jogadores que neste momento sobressaem e podem ser peças chave no dérbi de hoje: Viktor Gyökeres e Rafa Silva. Ambos estão num grande momento de forma e têm mostrado uma regularidade impressionante ao longo da temporada.

O avançado sueco do Sporting é a grande figura do xadrez de Rúben Amorim. Leva um impressionante número de 30 golos em 33 jogos esta temporada em todas as competições, onde junta ainda 10 assistências para golo. Tem sido absolutamente decisivo para a boa campanha dos leões e sistematicamente considerado o melhor jogador em campo. Apontou golos em 64% dos desafios e tem 2697 minutos jogados.

Do lado do Benfica sobressai Rafa Silva, que nos 39 jogos disputados esta temporada já marcou 17 golos e tem-se destacado igualmente a nível das assistências - são 14 no total, muitas delas decisivas. Trata-se de um jogador que se destaca sobretudo pela velocidade que imprime ao jogo. Marcou em 41% dos jogos das águias e tem um total de 3284 minutos em campo nas diversas competições.

“O Gyökeres é um ponta de lança que tem impacto em todos os momentos do jogo, em todas as fases. O Rafa é um perigo à solta principalmente em ações de contra-ataque, que deixa qualquer linha defensiva adversária desconfortável”, resume ao DN Pedro Bouças, analista e comentador do Canal 11.

Para o ex-adjunto de Jesualdo Ferreira, o avançado sueco do Sporting tem demonstrado ser “um jogador completo”. “É um 9 de grande dimensão física, muito rápido e potente, importante em todos o momentos do jogo do Sporting. Na organização ofensiva quando a equipa está a atacar, e sobretudo quando precisa sair da pressão, tem um jogador a quem pode procurar na profundidade a meter bolas na linha defensiva. É importante também na transição defensiva, nos momentos em que a equipa ganha a bola e é preciso acelerar.”

“Com espaço é temível, porque é difícil acompanhar a velocidade dele”, considera. “E depois é um grande finalizador, com uma capacidade de remate e finalização incríveis, sobretudo com os pés”, acrescenta Bouças, destacando ainda “a grande capacidade de pressão” do jogador nórdico: “Ganha bolas, ajuda a equipa a defender e é muito voluntarioso”.

Já Rafa Silva “é um dos melhores jogadores a nível mundial na condução com bola”: “A velocidade com que leva a bola no pé é inigualável. Isso permite-lhe ser um jogador que na transição ofensiva torna o Benfica numa equipa muito perigosa nos contra-ataques”.

Pedro Bouças considera que a velocidade que Rafa dá ao jogo “permite-lhe muitas vezes acelerar contra poucos adversários, porque a velocidade é tanta que muitos não o conseguem acompanhar”. E isso reflete-se nos contra-ataques perigosos do Benfica, “muitas vezes contra poucos adversários porque o Rafa já os deixou para trás”.

O ex-adjunto de Jesualdo concorda que Rafa “não tem a mesma capacidade de finalização de Gyökeres”. “Só que é um jogador que está tanto em jogo, movimenta-se tanto na profundidade, e com tanta velocidade e destreza, que consegue ele próprio criar uma série de oportunidades”, diz, considerando que compensa alguma ineficácia na finalização pelo “elevado número de oportunidades que cria”.

“Estamos a falar do melhor jogador do Benfica ofensivamente, porque com a capacidade que tem de criar oportunidades, acaba sempre por fazer um golo ou uma assistência, porque ele cria as suas próprias oportunidades”, rematou Bouças.   

Gyökeres

Avançado

Sporting

25 anos

Jogos: 38

Golos: 32

Assistências: 10

Minutos: 2697

Rafa

Avançado

Benfica

30 anos

Jogos: 39

Golos: 17

Assistências: 14

Minutos: 3284

nuno.fernandes@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt