O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) venceu este domingo o Grande Prémio do México de Fórmula 1, 20.ª prova da temporada, em que o segundo lugar de Lando Norris (McLaren) e duas penalizações de Max Verstappen (Red Bull) relançaram a luta pelo título..Sainz, que largou da 'pole position', concluiu as 71 voltas em 1:40.55,800 horas, batendo o britânico Lando Norris por 4,705 segundos, com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro, a 34,387, depois de ter ido montar pneus macios para assegurar a volta mais rápida e o ponto extra do campeonato..A corrida mexicana ficou marcada pela dupla penalização atribuída ao neerlandês Max Verstappen, tricampeão em título e líder do campeonato, que o deixou no sexto lugar..O piloto da Red Bull fez um bom arranque desde a segunda posição da grelha e passou Sainz à chegada à primeira curva, mas o toque entre o japonês Yuki Tsunoda (RB) e o tailandês Alexander Albon (Williams) obrigou à entrada do 'safety car' em pista durante as primeiras sete voltas..No reatamento, Verstappen aguentou o comando, mas Sainz passou duas voltas mais tarde, com Norris na terceira posição..Em disputa direta em pista, os dois primeiros do campeonato voltaram a dar trabalho aos comissários, tal como na ronda anterior, nos Estados Unidos..Na 10.ª volta, o britânico tentou ultrapassar Verstappen na quarta curva do circuito Hermanos Rodriguez, na Cidade do México, pela trajetória exterior. Tal como há uma semana, Verstappen atrasou a travagem e alargou a trajetória, levando Norris a sair de pista. E, repetindo o que aconteceu na prova anterior, o piloto da McLaren não devolveu a posição. Isso parece ter enfurecido o neerlandês, que na curva oito voltou a atrasar a travagem e a levar o McLaren novamente para fora de pista..Desta vez, os comissários decidiram penalizar o campeão, com 20 segundos (duas vezes 10 segundos, por cada uma das situações). A penalização foi cumprida aquando da paragem nas boxes, na 27.ª das 71 voltas, quando parou para montar pneus duros..Verstappen regressou à pista na 15.ª posição, recuperando até sexto..Enquanto isso, lá na frente, os dois Ferrari mantinham o controlo da situação, até que, a oito voltas do final, Leclerc cometeu um erro na última curva antes da reta da meta e quase embatia nas barreiras a alta velocidade. Aproveitou Norris para subir à segunda posição, e ganhar mais dois pontos a Verstappen.."Foi uma corrida difícil. O Carlos [Sainz] pilotou muito bem. Tentei o meu melhor. Nas primeiras voltas tentei evitar toques e colisões", começou por dizer..Sobre o arrufo com o amigo Verstappen, Norris admitiu que "já sabia o que esperar". "Queria que não acontecesse, porque respeito o Max, mas na minha opinião não é uma condução muito limpa. Vamos concentrar-nos em nós próprios e continuar a tentar", sublinhou, antes da cerimónia do pódio..Sainz venceu mesmo pela segunda vez esta temporada, depois de várias ameaças - já tinha vencido na Austrália --, quarta vez na carreira.."Queria mesmo esta vitória. Queria vencer mais uma vez antes de sair da Ferrari. Agora vou desfrutar e se vier mais alguma vou aproveitar", frisou..Pelo caminho ficou ainda o espanhol Fernando Alonso, no 400.º Grande Prémio da carreira, logo na 15.ª volta, com problemas de arrefecimento dos travões do Aston Martin..Com estes resultados, Verstappen segurou o comando do campeonato, com 362 pontos, apesar da aproximação de Norris, que 'conquistou' 10 pontos ao neerlandês, para ficar a 47, com um total de 315..No Mundial de construtores, a Ferrari ultrapassou a Red Bull no segundo lugar e tornou-se no primeiro construtor a ultrapassar as 16 mil voltas na liderança de um Grande Prémio..A Mclaren lidera ainda, com 566 pontos, contra os 537 da Ferrari e os 512 da Red Bull..Segue-se o Grande Prémio do Brasil, dentro de uma semana, que terá uma corrida sprint no sábado.