SAD do Sporting com lucro de 12,1M€. Leões alcançam três exercícios seguidos com contas positivas
A Sporting SAD encerrou a temporada 2023/24 com um resultado líquido de 12,1 milhões de euros e, pela primeira vez na sua história apresentou contas positivas em três exercícios seguidos.
No relatório e contas enviado esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a SAD leonina informa ainda que registou capitais próprios positivos pelo segundo ano consecutivo, num total de 21 milhões de euros, e que foi ainda alcançado um volume de negócios de 246,7 milhões, uma soma histórica numa temporada em que o clube não esteve na Liga dos Campeões.
Este valor é justificado com a “evolução positiva das receitas operacionais e rendimentos de transacções de jogadores”. Em relação às referidas transações (vendas de jogadores), que totalizam 143,5 milhões de euros, destaque para as transferências de Ugarte ao PSG (60 milhões de euros) e de Pedro Porro ao Tottenham (40 milhões, mais a valorização da aquisição de 15% dos direitos de Edwards por 3 milhões).
No relatório e contas é ainda referido que os gastos com pessoal (salários de jogadores, técnicos e estrutura do futebol profissional) houve um aumento de 13,9 milhões, que são justificados pela SAD pelo “pagamento de prémios de desempenho” e ainda de “aumento da remuneração dos jogadores, equipa técnica e staff”.
Outro dos tópicos comunicados à CMVM diz respeito ao merchadising, que na época passada atingiu um valor total de 15,2 milhões de euros, o valor mais alto de sempre registado pela Sporting SAD. Também foi registada uma subida no valor do plantel, que está agora avaliado em 108,4 milhões de euros.