Rúben Amorim diz que "é difícil" arranjar outro jogador como Pedro Porro
O treinador do Sporting ainda não quis confirmar a chegada de Héctor Bellerín e sobre Diomandé disse ser "um jogador com muito talento" que tinha muitos clubes interessados.
O treinador do Sporting disse estar terça-feira que "é difícil" arranjar outro futebolista com as características de Pedro Porro, transferido para o Tottenham no mercado de transferências de inverno, e por isso o clube vai tentar "construir outro".
Relacionados
"A verdade é que jogador com as características do Porro não se arranja e por isso é que bateram a cláusula dele, um lateral direito de um clube que o outro sabe que nós temos de vender, mas quiseram apenas aquele jogador e conseguiram-no", frisou Rúben Amorim, em conferência de imprensa, em Alcochete.
Recusando várias vezes comentar a contratação de Bellerín, contratado para a mesma posição, porque "ainda não foi apresentado", o técnico destacou em Porro "um jogador que tem tantos golos e tantas assistências", mesmo sendo "um lateral direito" e concluiu que "é difícil" encontrar outro com essas características.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"E, portanto, temos de construir outros e é isso que vamos tentar fazer", indicou Amorim.
Sob esse prisma, o técnico abordou a contratação do defesa central Ousmane Diomandé ao Midtjylland, por "valores que ainda não foram anunciados", mas frisou que "é um jogador com muito talento e que a maioria das pessoas não sabe a quantidade de clubes que tinha atrás dele".
Explicou que o Sporting não tem os mesmos argumentos financeiros que os rivais e, ainda assim, "às vezes" consegue contratar os jogadores porque arrisca ao dizer "aos miúdos que vêm para a equipa principal".
Amorim refutou, por outro lado, as contas fazem do costa-marfinense, de apenas 19 anos, o defesa mais caro da história dos 'leões' e lembrou que esses valores são "um dia normal noutros clubes".
"A verdade é que os objetivos dos jogadores às vezes são 30 jogos, 60 jogos, 90 jogos. Um jogador que chega e faz 90 jogos pelo Sporting, com 19 anos, qual é o dinheiro que ele vai valer? Apostamos nos que nós queremos, miúdos de 19 anos que têm uma margem de progressão muito grande. Tem objetivo de jogos? Temos de pagar, senão eles não vêm para cá", desabafou.
Receção ao Sp. Braga não é de tudo ou nada
Rúben Amorim recusou-se avaliar a receção ao Sporting de Braga como um jogo de tudo ou nada para o Sporting na I Liga, apesar dos oito pontos de vantagem do adversário.
"Sobre o tudo ou nada, todos os jogos são, quase desde o início, porque começámos bastante mal, mas neste momento não quero fazer essa avaliação. No fim faremos as contas, não vale a pena todas as semanas estarmos aqui a falar que é um tudo ou nada", disse.
O Sporting segue em quarto lugar, a oito pontos dos minhotos e a sete do FC Porto, equipas que ocupam os lugares de acesso à Liga dos Campeões, mas, apesar de "saber que os resultados é que determinam o sucesso", Amorim preferiu apontar para o crescimento da equipa frente ao Sporting de Braga.
"Não estamos nada satisfeitos com os resultados, mas estou satisfeito com o crescimento da equipa, acho que estamos a jogar cada vez melhor. Temos de continuar a jogar bem, porque as coisas vão mudar. Portanto, diria que é um jogo difícil, mas espero uma vitória do Sporting", analisou.
Frente aos 'arsenalistas', Rúben Amorim não poderá contar com Paulinho, avançado que foi expulso na final da Taça da Liga, frente ao FC Porto, mas não revelou se vai entregar a titularidade ao jovem Youssef Chermiti, de apenas 18 anos, ou optar por um ataque mais móvel.
"Não vou dizer, desta vez, porque muda a forma de abordar o jogo. Poderá jogar o Youssef ou poderá jogar outro jogador, com características diferentes, para usarmos outras armas contra o [Sporting de] Braga", respondeu.
E sobre a motivação para abordar o resto da época, num momento em que resta ao Sporting a luta pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões e a presença na Liga Europa, Amorim admitiu que lhe "custa" ver a sua equipa em quarto lugar e "a falhar objetivos", mas voltou a apontar ao crescimento.
"Fizemos uma primeira volta muito inconstante, temos de fazer uma segunda volta melhor. Vamos ter jogos da Liga Europa, nunca se sabe... Nunca se sabe o que pode acontecer. E depois jogamos no Sporting, maior motivação do que essa não há", vincou o técnico.
O Sporting recebe o Sporting de Braga na quarta-feira, em partida da 18.ª jornada na I Liga portuguesa de futebol, a primeira da segunda volta do campeonato, com início marcado para as 21:15, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e arbitragem de Nuno Almeida (AF Algarve).
A equipa treinada por Rúben Amorim segue em quarto lugar na tabela classificativa, a 15 pontos do líder Benfica (mais um jogo), a oito do Sporting de Braga, que ocupa o segundo lugar, e a sete o FC Porto, que é o terceiro classificado.