Rookie dos Celtics lidera xeque ao rei LeBron

Jayson Tatum está a fazer história na final da conferência Este e os Boston Celtics já só estão a uma vitória das Finais da NBA

Os Boston Celtics continuam a fazer esticar uma temporada surpreendente e voltaram a bater os Cleveland Cavaliers, por 96-83, no quinto jogo da final da conferência Este, ficando a apenas uma vitória de garantir o apuramento para as Finais da NBA.

Numa equipa que, recorde-se, ao longo da época ficou sem as principais estrelas devido a graves lesões (Gordon Hayward, logo no primeiro dia, e Kyrie Irving, mais perto do final da fase regular), tem-se destacado o rookie Jayson Tatum, melhor marcador dos Celitcs nos play-offs.

Neste quinto jogo frente aos Cavaliers, Tatum marcou 24 pontos e fez história tornando-se o mais novo de sempre (20 anos e 81 dias) a superar a vintena de pontos num jogo de finais de conferência.

Além disso, o extremo que os Celtics escolheram na terceira posição do último draft superou nomes lendários como Magic Johnson e Wilt Chamberlain no total de pontos marcados por um rookie em play-offs. Tem já 312 e está a apenas 40 pontos do recorde estabelecido por Lew Alcindor (que depois mudou o nome para Kareem Abdul-Jabbar) nos play-offs de 1970.

Além de Tatum, a equipa do treinador sensação Brad Stevens teve mais quatro jogadores acima da dezena de pontos marcados, nesta vitória que constitui um verdadeiro xeque ao rei Lebron [James], a grande figura dos Cleveland Cavaliers e da própria liga, que está em risco de falhar as Finais da NBA pela primeira vez desde 2010.

O próximo jogo da final da conferência Este é em Cleveland, enquanto o sétimo e decisivo, se necessário, será novamente em Boston, onde os Celtics ainda não sofreram qualquer derrota nestes play-offs.