Diversidade étnica e racial na base do êxito dos Estados Unidos, diz Obama

Presidente dos EUA destaca as 46 medalhas de ouro conquistadas no Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desafiou hoje o sudeste asiático a defender as sociedades inclusivas, sustentando que o sucesso olímpico do seu país no Rio2016 se deveu à sua diversidade étnica e racial.

"Temos gente que veio de todo o lado, pelo que temos atletas para todo o tipo de desporto. Temos muito altos para o basquetebol ou para a natação, mas também pequenos para a ginástica", exemplificou, ao lembrar as 46 medalhas de ouro conquistadas pelo país no Brasil.

Obama falava em Luang Prabang, no norte do Laos, em iniciativa dos Jovens Líderes do Sudeste Asiático, região fértil em tensões étnicas.

Insistindo e apresentando sucessivos exemplos, sublinhou que a "grande força" dos Estados Unidos está na sua "diversidade".

"Nas nossas grandes cidades podemos encontrar excelente comida de todo o lado e, por vezes, as pessoas apresentam novos pratos que são uma mistura de diferente gastronomia. Acontece o mesmo com a música", metaforizou.

Uma foto com a pequena ginasta multicampeã olímpica Simone Biles, de etnia africana, de costas com o alto voleibolista David Lee, ambos bem-sucedidos no desporto, foi exemplo dado pelo governante e que se tornou viral nas redes sociais.

"Seja para que desporto for, temos gente geneticamente apta para vencer", disse.

O governante falou igualmente da importância de encorajar as mulheres ao desporto e outras áreas contributivas da sociedade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG