Red Bull troca de CEO: Christian Horner sai, entra Laurent Mekies
Ao fim de 20 anos na liderança da Red Bull Racing F1, Christian Horner foi despedido da equipa com efeitos imediatos. O substituto está encontrado: Laurent Mekies, um engenheiro francês nascido em 1977 em Tours, com uma sólida formação em engenharia mecânica e automóvel, que dedicou grande parte da sua carreira à Fórmula 1 e que liderava, até agora, a Racing Bulls, equipa secundária da Red Bull.
Entre os motivos que terão levado à substituição do até agora CEO e Chefe de Equipa está a recente perda de desempenho da Red Bull, a ser superada pela McLaren em 2024 e 2025, e várias controvérsias internas, especialmente o escândalo pessoal em que se viu envolvido, com uma mulher da equipa a acusá-lo de assédio sexual.
Para trás ficam de duas décadas de sucesso, consubstanciadas em outros tantos períodos de domínio. Com Sebastian Vettel (quatro títulos consecutivos de 2010 a 2013) e recentemente com Max Verstappen (quatro títulos consecutivos de 2021 a 2024). Porém, a existência de grande divisão interna entre Horner e figuras importantes ligadas a Max Verstappen, como o seu pai Jos e o consultor de desporto motorizado da Red Bull, Helmut Marko, não passavam despercebidas.
Horner assumiu o cargo de team principal da Red Bull em 2005, aos 31 anos. Foi o mais novo da grelha da Fórmula 1 a chegar à liderança de uma equipa e foi sob a sua batuta que a Red Bull foi somando vitórias: para além dos oito campeonatos ganhos por pilotos da Red Bull, acumula seis títulos de Melhor Construtor ao longo destas duas décadas.
Horner tem resistido a muita coisa, mas ao fim de meses de declínio da equipa, aumento de tensões internas e uma dose de escândalos, o polémico marido de Geri Halliwell (mais conhecida como Ginger Spice, das Spice Girls) vai mesmo sair da atual equipa campeã em título.
“A Red Bull demitiu Christian Horner das suas funções operacionais com efeitos a partir de hoje”, declarou a empresa-mãe da equipa, a Red Bull GmBH, num comunicado libertado esta quarta-feira, 9 de julho. No entanto, não esclarece se deixou já formalmente a empresa, ou se já chegou a acordo ou há lugar a indemnização.
Nas redes sociais, a equipa também já oficializou a saída de Horner.
Há cerca de um ano e meio, a posição de Christian Horner esteve tremida, quando uma funcionária o acusou de assédio sexual, num caso que seria entretanto arquivado, tendo a funcionária sido demitida – e os rumores dando como certo que ela teria assinado um acordo de confidencialidade e paga em conformidade para não seguir com as acusações. Facto é que atanto a auditoria externa como a interna exigidas pela Red Bull à época garantiram que não houve prática de conduta errada por parte de Horner. Mas, em termos de reputação, o mal já estava feito.
No mesmo sentido, muitas tensões internas têm abalado a estrutura da equipa que, ao longo dos últimos 15 meses foi perdendo pessoal sénior para os concorrentes na grelha. Uma das saídas de peso foi a de Adrian Newey, considerado o melhor designer da história da Fórmula 1, que saiu da Red Bull para se juntar à vizinha Aston Martin.
Conhecido pelo estilo assertivo mas polémico, é sabido no meio que Horner não admite menos do que a perfeição e conseguiu criar uma equipa que responde ao seu estilo de liderança. Só que os resultados não estão, em 2025 e ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, à vista. Esta época, a Red Bull venceu apenas dois Grandes Prémios, com a McLaren a assumir a liderança.
Também é sabido que Jos Verstappen, pai de Max Verstappen, tem subido o tom das críticas a Horner nas duas últimas temporadas, criando fricções internas – algo com que Max lida particularmente mal. O tetracampeão é conhecido por gostar de serenidade e harmonia na equipa, para conseguir trabalhar, e o ambiente tem estado mais tenso do que Max, consta, aprecia.
A saída de Horner acontece, aliás, numa altura em que há também muitos rumores sobre a possível saída do atual campeão em título, Max Verstappen, da equipa. Na semana passada, a imprensa da especialidade dava conta de que o piloto-estrela estaria em conversações com a Mercedes para ocupar um dos monolugares da equipa onde correm George Russel e Kimi Antonelli. Apesar de ter contrato com a Red Bull até 2028, há quem diga que Toto Wolff está a fazer de tudo para que Verstappen corra com as cores da Mercedes já na próxima temporada.
“Gostaríamos de agradecer a Christian Horner pelo seu trabalho excecional nos últimos 20 anos”, acrescentou ainda Oliver Mintzlaff, diretor executivo de projectos e investimentos empresariais da Red Bull, no mesmo comunicado libertado esta quarta-feira. "Com o seu empenho incansável, experiência, conhecimento e pensamento inovador, ele tem sido fundamental para estabelecer a Red Bull Racing como uma das equipas mais bem sucedidas e atraentes da Fórmula 1.
Obrigado por tudo, Christian, e continuarás a ser para sempre uma parte importante da história da nossa equipa
Oliver Mintzlaff, diretor executivo de projectos e investimentos empresariais da Red Bull
Horner ainda não reagiu publicamente.
E agora, Red Bull?
Como parte das mudanças a acontecer na equipa, Alan Permane, atualmente diretor de corridas, será promovido a diretor da equipa da Racing Bulls, em substituição de Mekies.
“Sinto-me muito honrado por assumir o papel de chefe de equipa e gostaria de agradecer Oliver e Helmut [Marko] pela confiança que depositaram em mim”, referiu Permane. “Estou ansioso para trabalhar com Peter [Bayer, diretor-executivo da Racing Bulls] para continuar o bom trabalho que ele e Laurent fizeram levando essa equipe adiante”, continuou.
“Esse é um novo desafio para mim, mas sei que posso contar com o apoio de todos”.
Laurent Mekies substitui então Christian Horner. O francês iniciou a sua carreira profissional em 2001, trabalhando com equipas como a Asiatech e a Minardi, onde gradualmente ganhou experiência na área técnica e de competição, colaborando com pilotos de renome como Mark Webber.
Em 2017 foi nomeado Diretor Adjunto da Direção de Corrida da F1, trabalhando lado a lado com figuras-chave na gestão da corrida. Em 2018, regressou ao mundo das corridas, juntando-se à Ferrari como Diretor Desportivo, sendo apontado como tendo desempenhado um papel fundamental na estratégia e nas operações da equipa - que, ainda assim, continua sem somar títulos ou sequer vitórias consecutivas em Grandes Prémios há vários anos.
A sua capacidade de analisar dados em tempo real e de tomar decisões estratégicas valeu-lhe uma promoção a Vice-Diretor de Equipa e Diretor de Corrida, cargos que ocupou até meados de 2023.
Em 2024, Mekies assumiu o papel de Chefe de Equipa na Racing Bulls, conhecida anteriormente como Alpha Tauri e, sob a sua liderança, a equipa foi submetida a uma significativa reestruturação técnica e desportiva para melhorar o seu desempenho na Fórmula 1.
“O último ano e meio foi um privilégio absoluto liderar a equipa com o Peter [Bayer]. Foi uma aventura incrível contribuir para o nascimento da Racing Bulls junto com todas as nossas pessoas talentosas. O espírito de toda a equipa é incrível e acredito firmemente que isto é apenas o começo. Alan é a pessoa perfeita para assumir agora e continuar o nosso caminho. Ele conhece a equipa de dentro para fora e sempre foi um pilar importante dos nossos primeiros sucessos.", referiu o novo team principal Red Bull em comunicado.