Quando Mourinho quis dispensar Costinha do FC Porto
Numa entrevista ao Porto Canal, Costinha, na atualidade treinador da Académica, rebobinou a cassete e recordou a temporada 2003/2004 que acabou com o FC Porto como vencedor do campeonato e da Liga dos Campeões. Costinha foi absolutamente fundamental nessa caminhada europeia, devido ao golo que evitou a eliminação frente ao Manchester United, mas a verdade é que se Mourinho não tivesse mudado de ideias, o médio nunca teria jogado essa partida.
"Fiz anos a 1 de dezembro e convidei todos os jogadores do FC Porto para jantar. Isto numa terça ou quarta- feira e jogávamos com o Marítimo no domingo. No final do jantar disse aos meus colegas de equipa que ia beber um copo com amigos de infância que vinham de Lisboa e assumi que ia, mas não convidei ninguém dos meus colegas. Não queria ser chamado à responsabilidade por algum deles ser apanhado na noite. No FC Porto sabia-se de tudo, nao valia a pena esconder-se. Acabámos por ir todos. No domingo acabámos por empatar com o Marítimo, a dois golos.Quando cheguei ao Olival vi logo o carro do presidente. Era porque alguma coisa estava mal. O Mourinho entra no balneário, e ele nunca entrava no balneário dos jogadores, começa a falar e aponta para mim. 'Tu és o responsável pelo empate no Marítimo. Levaste os jogadores para a noite no teu aniversário. Se não ganharmos o campeonato e a Liga dos Campeões a culpa é tua. Já disse ao presidente, em janeiro vais embora. Não te quero cá.' Aquilo foi tão duro que despi-me para não treinar. Mas depois lá acabei por treinar. E no relvado, durante o treino, falou-me como se nada fosse", explicou o antigo internacional português.
No fundo tratava-se de um mind game do técnico. "Mourinho usava a personalidade dos jogadores mais fortes. Sabia que eu ia treinar bem, ia jogar bem apesar daquilo. E que podia dizer-me aquilo. Os outros ao verem o que me fez... foi a mensagem que ele quis passar e usou alguém forte. Resultou e correu tudo bem."