Quadri Aruna, do Sporting, candidato a melhor jogador do ano
O nigeriano Quadri Aruna, do Sporting, está nomeado para melhor jogador do ano pela Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF), por ter sido o primeiro africano a atingir os quartos de final de uns Jogos Olímpicos.
Além de Quadri Aruna, a lista de nomeados hoje divulgada pela ITTF, integra os chineses Fan Zhendong e Ma Long, campeões mundial e olímpico, respetivamente, e o japonês Jun Mizutani, medalha de bronze nos Jogos Rio2016, na categoria de singulares, e prata por equipas.
Um ponto perdido pelo português Tiago Apolónia frente a Mizutani, no Open do Kuwait, está entre os quatro que vão concorrer a melhor ponto do ano.
Na categoria feminina, as nomeadas para melhor jogadora de 2016 são a chinesa Ding Ning, campeã olímpica em singulares e equipas no Rio2016, as japonesas Miu Hirano e Mima Ito, e a norte-coreana Kim Song-I.
Miu Hirano é a atual campeã mundial, Mima Ito tornou-se no Brasil a mais jovem medalhada olímpica da modalidade, ao conquistar o bronze por equipas, e a norte-coreana alcançou o terceiro lugar no pódio na competição individual dos Jogos Olímpicos.
Quadri Aruna foi afastado das meias-finais dos Hogos Olímpicos rio2016 ao perder por 4-0 com o chinês Ma Long -- que também está nomeado -- líder da hierarquia mundial.
Os vencedores serão anunciados a 08 de dezembro, em Doha, no Qatar.