PSP já intercetou esta época 16 adeptos que estavam proibidos de entrar em recintos desportivos
Desde o início da época desportiva, a Polícia de Segurança Pública (PSP) intercetou 16 adeptos por "incumprimento de medidas de interdição de acesso a recintos desportivos", anunciou aquela autoridade esta quarta-feira.
Em comunicado, a PSP refere que deteve mais um adepto na última jornada da II Liga de futebol, precisamente, por "desobediência à medida cautelar de interdição de acesso a recintos desportivos".
"Esta última detenção ocorreu no jogo entre o Leixões SC e SCU Torreense, realizado no Estádio do Mar, em Matosinhos. O adepto estava interditado de frequentar recintos desportivos por incumprimento do dever de usar correção, moderação e respeito relativamente a agentes desportivos e polícias em novembro de 2023, na cidade de Matosinhos, no âmbito do jogo entre o Leixões SC e o Vitória FC a contar para a Taça de Portugal", lê-se.
Os adeptos banidos têm-no sido pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), que se baseia na Convenção de Sain-Denis, cujo espírito do texto prevê "soluções para melhoria do ambiente desportivo".
A PSP assegura que tem o "compromisso contínuo" de assegurar o "cumprimento das medidas de segurança" e de "promover um ambiente mais seguro, protegido e acolhedor" nos recintos desportivos. Por isso, reitera o apelo ao fair-play e rejeição da "violéncia, racismo, xenofobia e à intolerância em todo e qualquer lado".