Portugal vence Angola e apura-se para os quartos de final
Os triunfo de hoje da seleção masculina, diante de Angola (4-0) e da seleção feminina frente a França (5-0) no Mundial de Hóquei em Patins, que decorre em Novara, Itália, permitem a ambas discutir o primeiro lugar dos respetivos grupos... com a Argentina. Campeã do Mundo em título, tanto em masculinos como em femininos, os argentinos lideram os agrupamentos com os mesmos seis pontos, mas com uma diferença de golos favorável.
Hoje, a seleção portuguesa masculina de hóquei em patins qualificou-se para os quartos de final do Mundial, ao bater Angola, por 4-0, naquele que foi o segundo triunfo em dois jogos no Grupo A. Os golos da formação das quinas, foram apontados por Gonçalo Alves aos três minutos, Hélder Nunes (28’) e João Rodrigues (33’ e 49’).
O capitão voltou a ser o melhor em campo num jogo que começou, a exemplo do que tinha acontecido na estreia diante dos EUA (triunfo por 10-2), complicado. Portugal foi para o intervalo a ganhar por apenas 1-0 e com Angola a ambicionar o empate. João Pinto ainda bateu Girão, mas a partida tinha terminado um segundo antes da bola entrar na baliza e o golo foi invalidado.
No segundo tempo, a equipa liderada por Paulo Freitas dilatou a vantagem com tranquilidade. Girão ainda defendeu uma grande penalidade de João Pinto e manteve a baliza fechada, enquanto Hélder Nunes e João Rodrigues faturavam na baliza angolana.
O triunfo garantiu o apuramento de Portugal para os quartos de final do Mundial de hóquei em patins, mas não garantiu o primeiro ligar do grupo... por um golo. Aos 49 minutos, a seleção portuguesa passou a jogar momentaneamente sem guarda-redes, na tentativa de chegar ao quinto golo que permitiria a igualdade na diferença de golos com a Argentina, que também venceu os dois primeiros encontros, mas quando Hélder Nunes marcou... já tinha ecoado o apito para o fim do jogo.
Assim, na classificação do Grupo A, Portugal é segundo, com os mesmos seis pontos da líder Argentina (14-2 em golos, contra 16-3 dos campeões mundiais em título), que amanhã enfrenta às 17.30 (RTP1).
Antes, às 14.00, haverá outro duelo Portugal-Argentina, mas no feminino. A seleção nacional registou ontem mais um triunfo no Grupo A do Mundial ao bater a França, por 5-0, o mesmo resultado alcançado frente à Colômbia na 1.ª jornada, com golos de Raquel Santos, Sofia Moncóvio, Maria Severino e Ana Ferreira.
“Quando fizemos o segundo golo a equipa desbloqueou, continuou com o jogo fluido e acaba por ser uma vitória justa e merecida”, disse o selecionador nacional, Hélder Antunes.
isaura.almeida@dn.pt