Maria Caetano foi oitava classificada no primeiro dia de prova.
Maria Caetano foi oitava classificada no primeiro dia de prova.

Portugal no sexto lugar provisório na competição por equipas de dressage

A portuguesa Maria Caetano disse estar "bastante desiludida" com a sua prova. As dez melhores equipas apuram-se para a final que se realiza no sábado.
Publicado a
Atualizado a

A equipa portuguesa concluiu esta terça-feira no sexto lugar provisório a sua participação no primeiro dia de qualificação de dressage de equestre dos Jogos Olímpicos Paris2024.

Numa qualificação em que se apuram os dois melhores cavaleiros de cada um dos seis grupos, aos quais se juntam os seis melhores resultados, António do Vale, montando Fine Fellow - H, que rendeu João Moreira devido a um problema de saúde do seu cavalo, foi o primeiro a competir, terminando no oitavo posto do Grupo B, com 66.910 pontos.

Maria Caetano, em Hit Plus, a única cavaleira com experiência olímpica, competiu no Grupo C, concluindo a sua prestação também no oitavo lugar, com 66.630, pelo que Portugal segue no sexto lugar provisório por equipas, com 133.540, o último entre as equipas que já competiram com dois dos três cavalos, num total de 14 formações.

Rita Ralão Duarte, que monta Irao, completa a participação lusa em equestre, entrando em ação no Grupo F na quarta-feira, às 12:38 locais (11:38 em Lisboa).

Os 10 melhores conjuntos da qualificação apuram-se para a final por equipas (Grand Prix Special), agendada para sábado, um dia antes da final de dressage individual (Grand Prix Freestyle).

Portugal já conquistou uma medalha de bronze em Ensino por equipas em Londres1948, tendo, em Tóquio2020 regressado à final depois de Helsínquia1952.

Cavaleira Maria Caetano "bastante desiludida" com prova de dressage

A cavaleira Maria Caetano disse no entanto estar "bastante desiludida" com a sua performance na qualificação de dressage de Paris2024, que ficou "muito aquém das expectativas", assumindo que tanto ela como o cavalo Hit Plus sentiram o calor repentino.

"Foi muito aquém das expectativas. O cavalo sentiu muito este calor repentino. Eu talvez também. Fiquei bastante desiludida com a minha performance. Fiz erros que não são característicos meus", reconheceu, em declarações à agência Lusa.

Única 'repetente' portuguesa no equestre -- esteve em Tóquio2020 -, Maria Caetano, a montar Hit Plus, terminou a sua apresentação com 66.630 pontos.

"O cavalo também não deu tudo de si, porque não conseguiu, por causa deste calor. Ou melhor, ele deu tudo de si dentro do que tinha, mas não foi suficiente para atingirmos nem perto da nossa performance habitual", concedeu.

A cavaleira de Monforte, de 38 anos, confessou também que a situação enfrentada pela equipa de dressage na segunda-feira, com a substituição de última hora de João Moreira por António do Vale, devido a uma operação de urgência ao cavalo Furst Kennedy Old, foi "muito dura".

"Mas, devia ter servido para nós irmos para a frente e termos puxado ainda mais pela equipa portuguesa. E peço desculpa desde já a todos os portugueses por não ter conseguido", lamentou, em lágrimas.

Maria Caetano finalizou a participação dos cavaleiros portugueses no primeiro dia da competição de dressage, em Versalhes, com Rita Ralão Duarte a competir na quarta-feira, a partir das 12:38 locais (11:38 em Lisboa).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt