Ronaldo escolheu Pepa para o Cruzeiro. É o oitavo português no Brasileirão 2023

Fenómeno é dono do clube de Belo Horizonte e exige o 13.º lugar. Série A tem inicio a 14 de abril com quase tantos técnicos nacionais como brasileiros.
Publicado a
Atualizado a

E vão oito treinadores portugueses no Campeonato Brasileiro 2023 que começa no dia 14 de abril. Esta segunda-feira foi a vez do Cruzeiro anunciar a contratação de Pepa, de 42 anos, que menos de dois meses depois de deixar aos sauditas do Al-Tai, enfrenta agora um novo desafio num clube histórico do Brasil, que está de volta ao escalão principal, após três anos mergulhado na Série B.

O antigo técnico de Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira e V. Guimarães foi escolhido por Ronaldo Fenómeno, acionista maioritário do clube de Belo Horizonte, e assinou contrato válido até ao final do ano, rendendo o uruguaio Paulo Pezzolano, que não resistiu à eliminação nas meias-finais do Campeonato Mineiro.

Esta é a segunda vez que o Cruzeiro aposta num português, depois de em 2016 ter contratado Paulo Bento, que esteve apenas dois meses no cargo, pois conseguiu apenas seis vitórias em 17 jogos oficiais.

O Brasileirão 2023 terá assim oito equipas com treinadores portugueses no comando, ou seja quase metade na prova. É que dos restantes 12 emblemas, dez serão orientados por técnicos brasileiros, enquanto Atlético Mineiro e Fortaleza apostaram em vizinhos argentinos, Eduardo Coudet e Juan Pablo Vojvoda, respetivamente.

O sucesso de Jorge Jesus em 2019 e 2020 pelo Flamengo, com a conquista do campeonato e supertaça brasileira, mas também a Taça Libertadores e a Recopa, despertou os dirigentes para o mercado português de treinadores. Mas foram os êxitos de Abel Ferreira no Palmeiras - duas Libertadores, uma Recopa, um Brasileirão, uma supertaça e uma Copa do Brasil -, que tornaram a aposta fosse mais forte, sendo que em 2022 cinco técnicos portugueses - Paulo Sousa, Luís Castro, Vítor Pereira, Abel Ferreira e António Oliveira - passaram pelo campeonato brasileiro, sendo que tudo indica que este ano são oito que vão iniciar a prova, dos quais quatro deles são estreantes: Renato Paiva, Ivo Vieira, Pedro Caxinha e Pepa.

Pepa é agora a grande aposta de Ronaldo Nazário, o Fenómeno, que em abril do ano passado investiu 71 milhões de euros na aquisição de 90% do capital do Cruzeiro, clube pelo qual se estreou aos 16 anos. O objetivo deste negócio era assumido: devolver o histórico clube mineiro ao sucesso. E o primeiro passo foi garantido no final do ano, com o tão desejado regresso à Série A, mas para isso Ronaldo começou por despedir o famoso treinador Vanderley Luxemburgo para contratar o uruguaio Pezzolano, com o argumento que encaixava na filosofia que o Cruzeiro precisava.

A antiga estrela o deixou bem claro que quer o clube com as contas em dia, pelo que não contratará jogadores acima do orçamento. Nesse sentido, definiu o 13.º lugar no Brasileirão a meta traçada para este ano, algo que Pezzolano não estaria em condições de cumprir. A contratação de Pepa tem a chancela de Ronaldo e já sabe aquilo que tem de fazer para ter um lugar na reconstrução de um Cruzeiro de sucesso.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt