Pedro Gomes, o Ironman português à conquista da dura prova do Havai

O Campeonato do Mundo na vertente mais dura disputa-se hoje sob condições climatéricas difíceis. Nada que intimide o melhor atleta português profissional, que vive nos Estados Unidos e há muito prepara esta competição.

Cerca de 2000 atletas vão hoje desafiar os limites do corpo humano, no Campeonato do Mundo de Iron-man, a vertente mais dura do triatlo. A prova vai decorrer em Kailua-Kona, no Havai, a partir das 06.30 da manhã locais (17.30 em Portugal continental), e um português tem legítimas aspirações em obter um grande resultado: Pedro Gomes, 31 anos, o atleta nacional que melhores resultados obteve nesta categoria e que preparou a competição até ao pormenor ao longo dos últimos meses.

Pedro Gomes é triatleta profissional desde 2010 e vive nos Estados Unidos, na cidade de Phoexix, estado do Arizona. Foi lá que realizou grande parte da sua preparação para o Ironman Havai 2015, que contempla 3,86 km de natação, 180 de bicicleta e 42 de corrida. "Os treinos correram-me bastante bem, até porque o triatlo é um desporto em que a consistência, a disciplina e a capacidade de trabalho são recompensados. Consegui a qualificação para o Hawai com bastante antecedência e por isso dediquei toda a segunda metade da época à preparação da prova", referiu ao DN.

A qualificação como profissional para esta prova de elite é um feito considerável, uma vez que todos os atletas profissionais estão sujeitos a um ranking anual e apenas aos melhores são atribuídos slots, ao contrário dos amadores, que apenas precisam de obter uma boa classificação numa prova.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG