João Oliveira vence ultramaratona Milão-San Remo
O atleta luso estabeleceu um novo recorde na prova, que vai na sua segunda edição, cumprindo os 280 quilómetros do percurso em 30:14 horas.
O português João Oliveira venceu hoje a ultramaratona Milão-San Remo, em Itália, cumprindo os 280 quilómetros do percurso em 30:14 horas, depois de ter liderado quase toda a prova, e estabeleceu um novo recorde.
"Estou muito feliz por ter ganhado, mas muito cansado porque foi uma prova muito dura, com vento, chuva e calor", disse hoje à Lusa o ultramaratonista, natural de Chaves, depois de se sagrar campeão.
João Oliveira, de 38 anos, que desde os 50 quilómetros liderou a ultramaratona, afirmou que, a determinado momento, teve a noção de que ia chegar ao primeiro lugar porque ficou isolado e deixou de ver os restantes atletas.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Com este resultado, o atleta luso estabeleceu um novo recorde na prova, que vai na sua segunda edição, já que o vencedor de 2014, o italiano Michele Graglia, cumpriu a ultramaratona em 30:49 horas.
"Poderia ter feito melhor tempo, mas estava com muitas dores musculares. Terminei mais tarde do que previa, mas estou mesmo contente", afirmou.
A UltraMilano-Sanremo, de 280 quilómetros, começou na sexta-feira e decorre até 03 de maio, tem 33 inscritos e apresenta-se como a mais longa corrida de apenas uma etapa da Europa, evocando a 'clássica' velocipédica Milão-San Remo, que foi disputada pela primeira vez em 1907.
Em 2013, João Oliveira conquistou a 31.ª edição da Spartathlon, na Grécia, e o ano passado a TransOmania, em Omã, a par do sueco Johan Steene.