Joana, a promessa confirmada: vegan, bodyboarder e bicampeã

Aos 28 anos, Joana Schenker concretiza o que prometia na adolescência

A história, por vezes, faz-se de acasos: um casal de alemães que escolhe o extremo sudoeste da Europa para constituir família; o grupo de amigos que convida a filha mais velha do casal para experimentar praticar bodyboard com eles; a adolescente que se apaixona pelo mar como já antes herdara a paixão dos pais pela natureza (a ponto de se tornar vegan). Nessa sucessão de acasos, construiu-se a promissora carreira de Joana Schenker, agora confirmada: a atleta portuguesa (luso-alemã) sagrou-se bicampeã europeia de bodyboard.

O título foi confirmado no fim de semana, em São Vicente (Madeira), continuando a tradição de bons resultados das bodyboarders portuguesas no circuito europeu (European Tour of Bodyboard - ETB). A luso-alemã, de 28 anos, garantiu o cetro continental, após ter vencido as duas primeiras etapas do ETB - em La Salie (França), e em Ílhavo - e ficado em 3.º lugar na terceira e última, a madeirense (foi a melhor europeia, atrás das brasileiras Jessica Becker e Isabela Sousa). "Fiquei muito contente por ter cumprido o objetivo com tão bons resultados. Ser campeã dois anos seguidos é ainda mais gratificante, até porque o nível europeu é muito elevado e o circuito é muito competitivo", afirma, ao DN, Joana Schenker.

A bodyboarder natural de Sagres é uma promessa confirmada, que vai concretizando tudo o que deixara antever na adolescência. Dez anos após o título europeu de juniores (2004), repetiu-o em seniores, em dose dupla. E depois do tricampeonato nacional de juniores (2003, 2004 e 2005), aspira a igual feito em seniores: já foi campeã em 2013 e 2014 e o tri "é o objetivo". "Estou no 1.º lugar do ranking, mas está tudo em aberto e vai-se decidir no próximo fim de semana (na última etapa do circuito português) na Nazaré", explica.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG