A seleção nacional ainda esteve em vantagem, mas não conseguiu ganhar (Fabian Bimmer / EPA)
A seleção nacional ainda esteve em vantagem, mas não conseguiu ganhar (Fabian Bimmer / EPA)

O sonho terminou. Portugal empata com os Países Baixos e diz adeus ao Europeu

Os 'Heróis do Mar' lutavam para chegar ao torneio pré-olímpico. Vitória da Eslovénia sobre a Dinamarca acabou por frustar os objetivos nacionais.
Publicado a
Atualizado a

A esperança foi mesmo a última a morrer, mas o desfecho foi o menos desejado: após empatar com os Países Baixos (33-33), a seleção portuguesa de andebol foi eliminada do Campeonato da Europa da modalidade.

À entrada para o último jogo do grupo II, Portugal sabia que tinha de ganhar para carimbar a passagem à fase seguinte, mas com o empate, o destino deixou de estar nas mãos dos comandados de Paulo Pereira, que tiveram de esperar pelo resultado do Eslovénia-Dinamarca, que começava dali a algumas horas. E durante grande parte do tempo, o resultado até foi favorável aos portugueses (que conseguiam o apuramento se a Eslovénia perdesse ou empatasse). Mas, no final, os eslovenos acabaram por derrotar a tricampeã do mundo Dinamarca, por 28-25.

Com isto, Portugal ficou afastado da fase seguinte, onde iria lutar pelo quinto (que seria inédito) e sexto lugar. Ao apurar-se, a Eslovénia acabou também por garantir uma vaga no torneio pré-olímpico (que era o objetivo definido para a seleção nacional antes do arranque desta prova). Ainda assim, os pupilos de Paulo Pereira ainda não estão totalmente afastados da corrida, esperando o desfecho do grupo I, com Alemanha, Áustria e Hungria a disputarem o segundo lugar do grupo atrás da França, já apurada.

Durante o Países Baixos-Portugal, a seleção nacional teve dificuldades e foi para o intervalo em desvantagem, com o marcador nos 17-15. Apostando tudo no contra-ataque, os neerlandeses iam conseguindo desmontar a defesa de Portugal.

Só já na reta final é que Portugal conseguiu crescer e alcançar o empate. A equipa comandada por Paulo Pereira chegou mesmo a estar em vantagem, mas não teve capacidade de vencer pela margem mínima, deixando-se então empatar.

Com isto, Portugal complicava a sua vida nas contas do apuramento e deixava tudo nas mãos dos eslovenos, que acabaram por aproveitar e conquistar o terceiro lugar, fazendo com que a seleção nacional dissesse adeus ao torneio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt