Nove ainda à procura do primeiro golo na seleção e uma estreia à vista
Dos 22 jogadores de campo que integram a convocatória da seleção nacional para o duplo compromisso com a Dinamarca, relativo aos quartos de final da Liga das Nações (primeira mão é hoje em Copenhaga; segunda no domingo em Alvalade), há nove que ainda procuram o primeiro golo com a camisola das quinas.
Rúben Neves (54 jogos), Nélson Semedo (40), Nuno Mendes (33), Vitinha (25), António Silva (17), João Neves (13), Francisco Trincão (9), Renato Veiga (3) e Quenda (0) são os internacionais portugueses que ainda não faturaram pela seleção nacional e que têm a oportunidade de o fazer nesta dupla jornada com a Dinamarca.
Nesta contabilidade ganha particular relevo o médio Rúben Neves, que ainda não festejou um golo apesar de ter participado em 54 jogos e ter atuado 2827 minutos - nos vários anos em que atuou na liga inglesa (entre 2017 e 2023) apontou um total de 21 pelo Wolverhampton.
A lista dos melhores marcadores da seleção é, de longe, liderada por Cristiano Ronaldo, com 135 golos em 217 jogos (é, aliás, o melhor marcador de sempre a nível de seleções). O capitão pode hoje (19h45, RTP1) e no domingo aumentar o seu pecúlio contra a Dinamarca - até hoje marcou três golos em sete jogos contra os nórdicos.
No lote de 25 convocados, apenas o jovem Geovany Quenda ainda não se estreou com a camisola da seleção nacional. O extremo do Sporting, de 17 anos, integrou a última convocatória, mas não foi utilizado nos jogos diante da Polónia e da Croácia, falhando assim a oportunidade de bater o recorde de Paulo Futre como jogador mais novo a estrear-se com a camisola das quinas. Por isso é muito provável que some alguns minutos diante da Dinamarca.
A partida desta noite em Copenhaga será a primeira de Pedro Proença como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol. O novo líder da FPF teve oportunidade de jantar com a comitiva nacional na segunda-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, e espera arrancar o seu mandato com uma vitória, tal como aconteceu com os seus dois antecessores - Fernando Gomes estreou-se em junho de 2010 com um triunfo diante de Moçambique (3-0) e Gilberto Madaíl em março de 1996 com uma vitória perante a Grécia (1-0).
“A Dinamarca tem um treinador novo, mas com conceitos claros. Conheço-o bem o trabalho dele. Tem ideias muito claras, gosta de jogar em pressão alta e isso vai tornar o jogo aberto. Além disso, a Dinamarca sabe tirar bem proveito de jogar em casa, este estádio tem um grande ambiente. Esperamos um jogo de nível alto”, referiu ontem Roberto Martínez.
O selecionador admitiu que pode gerir os jogadores nestes dois jogos (de hoje e domingo em Alvalade): “Temos que jogar com isso. Portugal tem um grupo de 25 jogadores e todos são importantes. O segundo jogo em Alvalade será vital.
Já o selecionador da Dinamarca, Brian Riemer, atribuiu ontem o favoritismo à seleção portuguesa. “Para mim, Portugal é uma equipa de classe mundial. Tem grandes jogadores em todas as posições. Tem muito talento e qualidade, mas quando se chega aos quartos de final não importa quem se defronta porque todas as equipas têm muita qualidade. Portugal é favorito e assumimos sem problema essa situação”, afirmou.
A seleção chegou aos quartos de final da competição, depois de ter vencido o Grupo A1, com quatro vitórias e dois empates, enquanto a Dinamarca foi segunda classificada no Grupo A4, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Portugal conquistou a primeira edição da Liga das Nações, em 2019, tendo depois falhado a qualificação para a final four em 2020/21 e 2022/23.