Na estreia por Portugal, Agate de Sousa conquista medalha de bronze
No sexto e último dia dos Europeus de Roma, Agate de Sousa conquistou a medalha de bronze no salto em comprimento, com 6,91 metros obtidos no terceiro ensaio de um concurso muito regular por parte da portuguesa.
A medalha de ouro foi para a alemã Malaika Mihambo, a única a conseguir saltar acima dos 7 metros, com 7.22m, melhor marca mundial do ano. O pódio fico completo com a italiana Larissa Iapichino, que saltou 6,94 metros no último ensaio, tirando o segundo lugar a Agate de Sousa.
Em quarto ficou outra germânica, Mikaelle Assani, que fez a mesma marca de Agate: 6,91m. A portuguesa, no entanto, levou vantagem no segundo melhor salto pessoal: 6,87m contra 6,71m.
Com a autorização para competir como portuguesa oficializada na véspera destes campeonatos, Agate de Sousa, nascida em São Tomé e Príncipe, chegou a estes Europeus com a terceira melhor marca europeia do ano (6,88m), precisamene atrás das alemãs Malaika Mihambo e Mikaelle Assani.
A saltadora do Benfica, de 24 anos - que tem os 7,03m do recorde de São Tomé e Príncipe como recorde pessoal - qualificou-se para a final do salto em comprimento com a quarta melhor marca da qualificação, ao saltar 6,72 na primeira tentativa no Estádio Olímpico de Roma, superando em dois centímetros a marca de qualificação para a final (6,70).
Na final, fez um concurso muito regular, abrindo com um salto de 6,87 metros, a que se seguiram 6,86m, 6,91m, um nulo, 6,83m e 6,62m.
Esta foi a terceira medalha de Portugal nestes Europeus, depois do bronze de Liliana Cá no disco e da prata de Pedro Pichardo no triplo salto.