Mundial de Clubes é a principal novidade em ano de grande desafio para a seleção feminina
O novo Mundial de Clubes da FIFA será a grande atração de 2025 no que diz respeito a futebol. Benfica e FC Porto são dois dos 32 clubes dos cinco continentes que vão estrear um modelo que, no fundo, replica o que já existe de seleções.
De 14 de junho a 13 de julho, 12 estádios em 11 cidades dos Estados Unidos vão receber 63 jogos, com a abertura marcada para o Estádio Hard Rock, em Miami, entre o Inter Miami, de Lionel Messi, e os egípcios do Al Ahly. A final realiza-se no Estádio MetLife, em East Rutherford, New Jersey.
Ainda sem saberem, ao certo, qual o valor dos prémios de participação e de rendimento desportivo neste Mundial, os clubes portugueses sonham em ir o mais longe possível. Contudo, apenas sabem para já o calendário que vão ter, com o FC Porto a jogar com os brasileiros do Palmeiras (15 de junho), Inter Miami (19) e Al Ahly (23) no Grupo A. Por sua vez, o Benfica terá pela frente os argentinos do Boca Juniors (16), os australianos do Auckland City (20) e os alemães do Bayern Munique (24) no Grupo C.
Seleção feminina a sonhar
Ao nível de seleções, a Suíça vai receber o Campeonato da Europa de futebol feminino, que vai realizar-se de 2 a 27 de julho. Esta será a terceira fase final consecutiva de um Europeu que seleção portuguesa vai participar, sendo que o grande objetivo será passar pela primeira vez a fase de grupos, mas para isso terá de medir forças com a atual campeã do mundo Espanha (3 de julho, em Berna), Itália (7, Genebra) e Bélgica (11, Sion).
Para alcançar um feito histórico, a seleção treinada por Francisco Neto terá a ajuda da comunidade portuguesa na Suíça, que irá, por certo, acompanhar a equipa.
Nas duas participações anteriores em fases finais do Euro, Portugal apenas venceu um dos seis jogos que realizou, precisamente com a Escócia (2-1) em 2017. No Euro 2022, apenas conseguiu um empate a dois golos com a Suíça. De resto, derrotas tangenciais com Inglaterra (1-2) e Países Baixos (2-3), uma outra com a Espanha (0-2) e uma goleada sofrida diante da Suécia (0-5).
A equipa das quinas vai apresentar-se na fase final com outras ambições, alicerçadas pelas boas campanhas europeias do Benfica, que atingiu os quartos de final da Liga dos Campeões em 2024, mas também com o facto de ter várias futebolistas a jogar no estrangeiro, com destaque para Kika Nazareth, que representa o atual bicampeão europeu Barcelona, mas também para Diana Gomes (Sevilha), Tatiana Pinto (Atlético de Madrid), Andreia Jacinto (Real Sociedad) ou Jéssica Silva (Gotham FC).
Seleção masculina Liga das Nações
A seleção nacional masculina irá iniciar o apuramento para o Mundial 2026, mas antes disso irá ter pela frente a Liga das Nações, da qual foi o primeiro vencedor em 2019.
A equipa das quinas orientada por Roberto Martínez irá ter pela frente a Dinamarca, nos dias 20 de março em Copenhaga e três dias depois no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Em caso de apuramento para as meias-finais, Portugal irá a 4 de junho discutir o acesso à final com o vencedor do jogo entre Itália e Alemanha, sendo que uma destas seleções irá jogar em casa, uma vez que organizará a final four da prova.
Depois da desilusão no Euro 2024, onde não passou dos quartos de final, o grande desafio da seleção nacional é alcançar pela segunda vez em quatro edições a final four, sendo que voltar a conquistar o troféu seria um bom cartão de visita para o Campeonato do Mundo que vai decorrer em 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México.
Outros acontecimentos a não perder...
Mundial de andebol (de 14 de janeiro a 2 de fevereiro – A seleção nacional de andebol participa pela sexta vez na fase final de um Mundial. O objetivo é melhorar o 10.º lugar de 2021 no Egito, sendo que irá defrontar EUA (15 de janeiro), Brasil (17) e Noruega (19).
Eleições na FPF (14 de fevereiro) – A Federação Portuguesa de Futebol vai eleger o seu 35.º presidente, que irá suceder a Fernando Gomes, que esteve 13 anos no cargo. Pedro Proença e Nuno Lobo são os candidatos.
Eleições no COP (19 de março) – O Comité Olímpico vai eleger a nova direção, sendo que há cinco candidatos a suceder a Artur Lopes. São eles José Manuel Araújo, Jorge Vieira, Alexandre Mestre, Laurentino Dias e Fernando Gomes.
Europeu de sub-21 (de 11 a 28 de junho) – A seleção nacional de sub-21 vai tentar, na fase final que se realiza na Eslováquia, conquistar pela primeira vez o troféu, que fugiu nas finais perdidas de 1994, 2015 e 2021.
Mundial de voleibol (de 12 a 28 de setembro) – Portugal disputa pela terceira vez o Mundial de voleibol. Nas Filipinas, a tarefa de melhorar o 8.º lugar de 2002 é difícil, pois jogará com as fortes seleções de Cuba (dia 13) e EUA (15), além da Colômbia (17).
Eleições no Benfica (em outubro) – Após quatro anos de mandato de Rui Costa como presidente, o Benfica volta às urnas em outubro, faltando saber qual o dia das eleições. Para já, João Diogo Manteigas é o único candidato anunciado.
carlos.nogueira@dn.pt