Moutinho é o português mais bem pago

O médio do Mónaco ganha 350 mil euros brutos/mês, quase o dobro do treinador Leonardo Jardim. Thiago Silva lidera lista

João Moutinho, 30 anos, é o jogador português mais bem pago a atuar na Liga francesa, com um ordenado mensal bruto de 350 mil euros/mês, de acordo com o jornal L"Équipe, que ontem publicou a lista dos salários da grande maioria dos futebolistas que atuam no principal escalão do futebol gaulês.

O médio internacional português, que ganha praticamente o dobro do seu treinador, Leonardo Jardim (180 mil euros/mês), e mais de três vezes o salário do seu colega de equipa Bernardo Silva (110 mil euros), é o 15.º futebolista mais bem pago da Liga gaulesa, numa lista liderada pelo central brasileiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, com ganhos mensais de 1,1 milhões de euros, ele que trocou em 2012 o AC Milan pelo clube parisiense e que em 2005 chegou a atuar pelo... FC Porto B.

Moutinho, que tem contrato com o Mónaco até 2018, chegou ao Principado em 2013, oriundo do FC Porto, onde já era um dos jogadores mais bem pagos do emblema português. Os dragões receberam na altura 25 milhões de euros pela transferência (deste bolo tiveram de pagar cerca de 3,5 milhões ao Sporting), num negócio total de 70 milhões que também incluiu a venda do colombiano James Rodríguez.

O segundo jogador português mais bem pago da Liga francesa é o guarda-redes Anthony Lopes, do Olympique de Lyon, que aufere 220 mil euros, mesmo assim longe dos 350 mil de Alexandre Lacazette, o futebolista que mais recebe no Lyon. A fechar o pódio dos portugueses mais bem pagos em França está o central Rolando, ex-FC Porto, que atualmente defende as cores do histórico Marselha, com ganhos mensais de 165 mil euros. No clube marselhês o futebolista que mais embolsa mensalmente é o atacante Bafétimbi Gomes - 420 mil euros.

O avançado Éder, herói do título de campeão da Europa conquistado pela seleção nacional em terras gaulesas, ao apontar o golo na final diante da França, é o quarto português mais bem pago na Ligue 1, com um salário bruto mensal de 150 mil euros, o mesmo que o seu colega de equipa Enyeama, e menos 10 mil euros do que Marko Basa, o futebolista mais bem pago do plantel do Lille.

PSG com salários milionários

O Paris Saint-Germain é de longe o emblema francês com a folha de salários mais elevada. A começar logo por Thiago Silva, o central brasileiro que lidera o ranking dos mais bem pagos da Liga gaulesa, com um salário mensal de 1,1 milhões de euros. Seguem-se o ex--benfiquista Di María (900 mil euros), Edinson Cavani e Thiago Motta (800), Javier Pastore (770), Matuidi (750) e Marco Verratti (500). O treinador Unai Emery, que esta época trocou o Sevilha pelo clube parisiense, aufere 420 mil euros brutos mensais, mas tem contemplados no contrato vários prémios por objetivos.

No Mónaco, onde João Moutinho é o segundo mais bem pago do plantel, existe um jogador que sobressai dos restantes pelo vencimento mensal: Radamel Falcao recebe 600 mil euros brutos todos os meses. A fechar o pódio no clube do Principado surge Benjamin Mendy, que aufere 300 mil euros/mês.

O italiano Mario Balotelli, que protagonizou uma das transferências mais sonantes do defeso, lidera a lista dos futebolistas mais bem pagos do Nice, o surpreendente líder do campeonato francês, com um ordenado de 450 mil euros/mês - mais ou menos o mesmo que auferia no Liverpool. Na segunda posição do clube da região de Lorena surge o defesa brasileiro Dante, com 250 mil euros. Já o treinador Lucien Favre aufere 200 mil euros/mês.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG