Desporto
22 setembro 2023 às 15h13

Morreu a campeã olímpica de voleibol Walewska Oliveira. Tinha 43 anos

O treinador português Abel Ferreira tinha estado com a ex-jogadora na terça-feira. "Quando recebes essa notícia, questionas se vale a pena todo o sacrifício, dedicação", disse.

DN

Walewska Oliveira, campeã olímpica de voleibol pelo Brasil em Pequim 2008, morreu esta quinta-feira aos 43 anos, ao cair do do 17.º andar de um prédio em São Paulo. As causas da morte estão por apurar e a polícia já abriu uma investigação.

Twittertwitter1705200000832086132

A ex-central estava afastada da modalidade desde a temporada 2021-22 e fez parte do grupo de campeãs olímpicas brasileiras em 2008. Em Sidney 200 foi bronze e em Atenas quarta classificada. Como jogadora representou clubes como Minas, Osasco e Praia Clube.

Walewska tinha lançado uma biografia este ano. Em "Outras redes", contou todo o seu trajeto no desporto, revelando na altura que aos 12 anos saiu de casa e apanhou o autocarro para realizar o seu primeiro teste no Minas, clube onde despontou.

Na terça-feira, a ex-jogadora tinha participado em vários eventos em São Paulo, e até esteve no centro de treinos do Palmeiras, onde se encontrou com o treinador português Abel Ferreira.

"Quando recebes essa notícia, questionas se vale a pena todo o sacrifício, dedicação. Estar longe da sua família, é duro. Tive a oportunidade de privar com ela, foi espetacular, ela era capitã de equipe. Foi sensivelmente uma hora que estivemos a trocar ideias, falar sobre a experiência dela (...). Perguntei como foi a transição de ser profissional e depois deixar de jogar. É um luto que se faz", referiu Abel Ferreira.

Nas redes sociais, a Confederação Brasileira de Voleibol lembrou as conquistas e a carreira da ex-jogadora. "Walewska era uma jogadora especial, o seu trajeto no desporto será para sempre lembrada e elogiado. Neste momento tão difícil, a CBV solidariza-se com a família e os amigos desta grande jogadora", disse o presidente da CBV, Radamés Lattari.

Tópicos: Desporto, Voleibol, Óbito