Mauricio Moreira vence contrarrelógio e conquista Volta a Portugal

Corredor uruguaio terminou com mais de 1 minuto de vantagem a Frederico Figueiredo e conquistou a camisola amarela, vencendo assim a prova pela primeira vez na carreira.

O ciclista uruguaio Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) venceu esta segunda-feira a décima e última etapa da 83.ª edição da Volta a Portugal, sagrando-se assim vencedor da maior prova do ciclismo nacional.

À entrada para a etapa, Mauricio Moreira era segundo, atrás do colega de equipa Frederico Figueiredo. No entanto, o uruguaio da Glassdrive superiorizou-se, fez a tirada entre Porto e Vila Nova de Gaia em 25,07 minutos, e roubou a amarela ao ciclista português.

Com 27 anos, Mauricio Moreira chegou a Portugal em 2021 como um ciclista praticamente desconhecido vindo da equipa amadora Vigo-Rías Baixas. Depois de ter conquistado o Grande Prémio Douro Internacional e a Volta ao Alentejo, o uruguaio conquista agora a primeira Volta a Portugal da sua carreira.

Mas, para vencer a Grandíssima, Mauricio Moreira teve de esperar até à última etapa para confirmar aquilo que todos - rivais e especialistas - esperavam ao considerá-lo o principal favorito a levantar o troféu. Depois de ter vestido de amarelo no arranque da Volta, o uruguaio depressa foi destronado pelo colega de equipa Frederico Figueiredo, que esteve no topo de classificação geral até à última etapa.

Na antecâmara do contrarrelógio desta segunda-feira, Frederico Figueiredo já tinha assumido que o contrarrelógio não era o seu forte e que podia, efetivamente, perder a liderança da geral. Assim foi e, no final da décima etapa, o ciclista português - que vence a camisola da montanha - foi sétimo a 1,16 minutos do corredor uruguaio.

Na tirada desta segunda-feira, o pódio ficou fechado com António Carvalho (também da Glassdrive-Q8-Anicolor), em segundo, a 21 segundos de Mauricio Moreira e, em terceiro, com Alejandro Marque (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel) a ficar a 1,05 minutos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG