Liga das Nações. Alemanha afasta Itália, Espanha e França garantem o apuramento só nos penáltis
Espanha-França e Portugal-Alemanha vão disputar as meias-finais da Liga das Nações, cuja final four vai realizar-se na Alemanha.
O próximo adversário da seleção nacional esteve no único jogo da noite deste domingo que não foi a prolongamento. Ainda assim não faltou emoção, pois os alemães selaram a passagem às meias-finais, com um empate 3-3 que fez valer o 2-1 que trazia da visita a Itália.
Depois de Kimmich, de penálti aos 30 minutos, Musiala (36') e Kleindienst (45') terem adiantado os alemães, a eliminatória parecia fechada, mas os italianos ainda ameaçaram com uma grande recuperação na segunda parte.
Moise Kean bisoou aos 49 e aos 69 e deu esperança à Itália, em Dortmund, e o golo de Raspadori, de penálti aos 90+5, ameaçou empurrar o jogo para tempo extra, mas a equipa orientada por Julian Nagelsmann segurou o empate 3-3 a passagem às meias-finais.
A campeã em título Espanha precisou do desempate nas grandes penalidades para seguir em frente, mas acabou por levar a melhor sobre os Países Baixos em Valência, afastando o quarto classificado da edição transata.
O bis de Oyarzabal (8 e 67 minutos) foi anulado no tempo regulamentar por Memphis Depay (54) e Maatsen (79), igualando o resultado da primeira mão e forçando o prolongamento, em que Lamine Yamal marcou primeiro (103'), mas Xavi Simons (109'. no terceiro penálti da noite) segurou os neerlandeses, que só tombaram no desempate, falhando duas vezes contra apenas uma dos espanhóis.
Pela frente, os espanhóis, os únicos a contarem três presenças na final four da competição, vão ter a França, que recuperou do 2-0 sofrido na primeira mão ante a Croácia, finalista vencida da última edição, para devolver o resultado, com golos de Olise (52) e Dembelé (80), forçando um prolongamento que nada resolveu.
No desempate por grandes penalidades, Baturina, Ivanovic e Stanisic não conseguiram marcar, enquanto os gauleses, liderados pelo regressado Mbappé, só falharam duas vezes, cabendo a Upamecano marcar o remate decisivo.
As meias-finais da competição estão agendadas para 04 e 05 de junho, na Alemanha, com a final (e jogo de atribuição do terceiro lugar) aprazada para dia 08 desse mês.