LeBron torna-se no melhor marcador de sempre e persegue o sonho de jogar com o filho

Jogador dos Lakers chegou aos 38.390 pontos na fase regular e bateu marca histórica de Kareem Abdul-Jabbar que remontava a 1984.

O painel eletrónico do antigo Staples Center, em Los Angeles, atualmente Crypto.com Arena, ia descontando os pontos que faltavam para LeBron James fazer história e nas bancadas já havia uma enorme inquietação. Ao minuto 12 do terceiro quarto, no jogo da madrugada de quarta-feira entre os Lakers e os Oklahoma Thunder, o momento chegou com toda a gente de pé: um lançamento permitiu a King James bater o recorde de pontos na fase regular da NBA, ultrapassando a marca mítica de Kareem Abdul-Jabbar (38.387) que remontava a abril de 1984.

Uma arena em êxtase, com a mãe, a mulher, os filhos, amigos de infância, fãs e alguns famosos nas bancadas, testemunhou o momento, com o extremo dos Lakers de braços bem abertos a festejar e a agradecer aquela enorme ovação. A partida foi interrompida durante uns instantes para a passagem de testemunho com uma breve cerimónia. Kareem Abdul-Jabbar entrou na arena e entregou uma bola ao homem que tinha acabado de bater o seu recorde. King James não disfarçou as lágrimas e os dois trocaram um abraço.

"Poder estar aqui com todas estas pessoas, todos estes ídolos... Por favor, aplaudam de pé o capitão [Kareem Abdul-Jabbar]. Isto é para a minha mulher, para os meus meninos, para a minha mãe, para toda a gente. Não seria eu sem vocês. Para a NBA, para Adam Silver, obrigado. Nunca poderia imaginar nada melhor do que esta noite num milhão de anos. Obrigado a todos", disse James, emocionado, após a homenagem.

O basquetebolista terminou o jogo com 38 pontos e elevou agora o recorde para 38.390. A festa teve um único senão: os Lakers perderam por 133-130, algo que, contudo, não manchou o dia histórico que os quase 19.000 espectadores presentes puderam testemunhar, num jogo onde um lugar na primeira fila custava 50.000 dólares.

O jogador dos Lakers já tinha sido coroado há um ano com o título de melhor marcador de sempre da NBA, neste caso somando a fase regular e os play-offs, batendo naquele mês de fevereiro de 2022 outra marca de Kareem (44.159 puntos). Na madrugada desta quarta-feira, a história foi reescrita.

Poucos se aproximaram do recorde. Karl Malone ficou a 1.459 pontos de Abdul-Jabbar, Kobe Bryant a 4.744 pontos e Michael Jordan a 6.095 pontos. LeBron James cumpre a 20.ª temporada na NBA, o mesmo número de Kareem Abdul-Jabbar na liga norte-americana.

LeBron James detém inúmeros recordes da NBA, prova onde foi quatro vezes campeão, eleito quatro vezes o melhor da final e também considerado o melhor da fase regular em quatro ocasiões. Tem 10 presenças no All Star Game (três vezes considerado o MVP), além de três medalhas olímpicas (duas de ouro e uma de bronze). Na fase regular detém ainda recordes como 1372 de jogos consecutivos a marcar (pontou em todos os jogos que disputou), 1067 jogos consecutivos a marcar 10 ou mais pontos e de 138 jogos com 20 ou mais pontos.

Aos 38 anos, e a jogar a sua 20.ª temporada na NBA (11 em Cleveland, quatro en Miami e cinco nos Lakers), King James ainda tem um grande sonho para concretizar: jogar com o filho LeBron Bronny James. O mais velho de três irmãos tem 18 anos e joga na equipa do colégio que frequenta - Sierra Canyon School. Para o ano pode dar o salto para a liga universitária e depois participar no draft de 2024. Ou seja, o sonho pode concretizar-se quando LeBron tiver 40 anos.

"Sei que poso jogar ainda durante mais alguns anos. Sei como me sinto e a forma como o meu corpo está a reagir nesta época. Tudo dependerá do meu estado de espírito. Se sentir que tenho motivação suficiente para disputar títulos, sinto que ainda conseguirei fazê-lo", observou o jogador.

'King' James espera apenas poder continuar a dar o melhor de si em cada jogo: "É uma sensação assaz surrealista poder jogar a este nível 20 anos depois da minha estreia e estar no auge das minhas capacidades", desabafou.

"O que será realmente interessante é ver até onde chegará", assinalou Kareem-Abdul Jabbar, de 75 anos, uma das maiores referências da equipa de Los Angeles, que assistiu ao encontro e cujo anterior recorde nunca tinha sido anteriormente ameaçado.

"A carreira de LeBron é própria de um jogador que dominou a modalidade. Tinha força e talento para chegar a esta liga e o seu impacto dura há 20 anos", afirmou Kareem-Abdul Jabbar, que terminou a carreira, precisamente, após 20 temporadas na NBA.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG