Lage responde a Varandas: "O Sporting que me preocupa neste momento é o Sporting de Braga"
O treinador do Benfica, Bruno Lage, assumiu esta terça-feira que o "grande objetivo" é a I Liga de futebol, apesar de também querer vencer a Taça de Portugal, competição na qual defronta o Sporting de Braga, na quarta-feira.
"É um facto que o nosso grande objetivo é o campeonato, mas só voltamos a jogar para o campeonato dentro de alguns dias, portanto, o nosso foco total é o jogo de amanhã [quarta-feira]. Vamos defrontar uma belíssima equipa, estamos 100% comprometidos e o foco é total nesse jogo, porque queremos muito chegar à final e vencer o troféu", apontou o técnico, no Seixal.
Em conferência de imprensa de antevisão da partida dos quartos de final da prova rainha do futebol português, as contas do campeonato foram tema em várias respostas do técnico, que recusou, no entanto, comentar as palavras do presidente do Sporting, Frederico Varandas, que acusou o Benfica de tratar os adeptos como "estúpidos".
"Preocupo-me com o Sporting quando jogo com o Sporting. Por isso, o Sporting que me preocupa neste momento é o Sporting de Braga", desabafou.
Na mesma linha, questionado sobre se está de acordo com o comunicado dos 'encarnados', que acusaram os 'verde e brancos' de exercerem pressão sobre os árbitros, voltou a ser breve.
"O que eu acho é que tem de se dar condições a toda a gente para entrar em campo e fazer o seu melhor. O que eu controlo é o rendimento da minha equipa e é isso que me preocupa", desvalorizou.
Depois, voltou ao encontro dos quartos de final frente à equipa orientada por Carlos Carvalhal, e partilhou com o técnico de quem já foi adjunto a tese de que o favoritismo para passar a eliminatória é repartido de igual forma pelos dois clubes.
"Não tenho nenhum problema em partilhar o [favoritismo de] 50/50, porque conheço muito bem, quer o 'mister' [Carlos Carvalhal], quer a equipa técnica, e sei a forma como preparam os jogos. Depois, é um jogo a eliminar e tudo pode acontecer", comentou o treinador dos 'encarnados'.
Ainda assim, apesar de procurar manter o foco na Taça de Portugal, Lage acabou por voltar às contas do campeonato para deixar mais elogios ao adversário de quarta-feira, incluindo-o no grupo de candidatos ao título.
"Pela forma como as últimas jornadas estão organizadas nos últimos jogos, o [Sporting de] Braga também ainda pode ter uma palavra a dizer sobre este campeonato. Por isso, incluo-o neste lote de equipas que podem vencer o campeonato", afirmou o treinador do clube da Luz.
Carvalhal quer Braga humilde e irreverente para ganhar na Luz
O Sporting de Braga tem de ser humilde mas também irreverente para poder eliminar o Benfica no na quarta-feira, nos quartos de final da Taça de Portugal de futebol, diz o treinador dos minhotos, Carlos Carvalhal.
Será a terceira vez que as duas equipas se vão defrontar esta época, tendo os minhotos vencido no Estádio da Luz, em Lisboa, para a I Liga (2-1) e os 'encarnados' levado a melhor na meia-final da Taça da Liga (3-0), mas, para Carlos Carvalhal, o jogo de quarta-feira "não tem nada a ver com os outros dois, é um jogo da Taça de Portugal, com características também diferentes".
O Sporting de Braga não perde há um mês, tem cinco vitórias e um empate nos últimos seis jogos, o Benfica tem sete triunfos e uma igualdade nos últimos oito, que, para o técnico bracarense, são indicadores de que as duas equipas estão "num bom momento".
"Temos de acreditar muito, trabalhar muito, correr muito, ser humildes e ter consciência que vamos ter momentos em que vamos ter de estar como uma família, bem juntinhos, bem agarrados uns aos outros. Ao mesmo tempo, temos de ter a irreverência suficiente para conseguir assustar a linha defensiva do Benfica e fazer golos para podermos passar à próxima fase", disse Carvalhal, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo dos 'quartos', marcado para quarta-feira.
Para o treinador, "jogar neste tipo de estádios é um dos jogos mais difíceis" do Sporting de Braga.
"Acima de tudo, a nossa equipa tem de continuar a fazer o que tem feito e, fundamentalmente, acreditar que é possível passar", afirmou.
Para o técnico, outro ponto importante é "manter a mesma humildade e os pés no chão" que tem contribuído para o "percurso excelente, principalmente em 2025, e na mesma proporção da humildade alguma astúcia, personalidade e muita ambição".
"Já vencemos [equipa técnica] uma Taça de Portugal [pelo clube], o Sporting de Braga tem três e gostaríamos de atingir a quarta, mas, para lá chegar, é preciso destronar um adversário fortíssimo, como é o Benfica, a jogar na sua casa. [Em 2020/21] Eliminámos o FC Porto nas meias-finais", recordou.
O treinador deixou elogios ao Benfica -- "melhorou o seu plantel [em janeiro]" -- e ao seu treinador -- "Bruno Lage tem feito um excelente trabalho e apresentado variações de um jogo para o outro".
Bruma saiu de Braga em janeiro para o Benfica e Carvalhal frisou que o internacional português, "um jogador muito perigoso", já estava a fazer "a sua melhor época de sempre em termos de assistências e golos".
"Mas, sinceramente, não nos preocupa um jogador em específico, mas o coletivo do Benfica. Se nos preocuparmos individualmente com cada jogador, jogadores de seleção, de nível muito alto, não jogaríamos, e nós queremos jogar", notou.