José Manuel Araújo apresenta-se como candidato à presidência do COP com projeto para "abrir novos horizontes"

José Manuel Araújo apresenta-se como candidato à presidência do COP com projeto para "abrir novos horizontes"

O atual secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal é um dos quatro candidatos às eleições previstas para no início de 2025, concorrendo com Laurentino Dias, Jorge Vieira e Alexandre Mestre.
Publicado a
Atualizado a

José Manuel Araújo, atual secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP), apresentou esta quarta-feira a sua candidatura à presidência do COP, tendo contado com o apoio dos atletas João Rodrigues (vela), Diana Gomes (natação),  Ricardo Andorinho (andebol) e João Neto (judo), bem como de Vicente de Moura, antigo líder deste organismo.

O dirigente de 60 anos, que exerce o cargo de secretário-geral desde março de 2013, contou com as presenças deas federações de andebol, voleibol, ginástica, desportos de inverno, tiro, tiro com armas de caça, campismo e montanhismo, padel, escalada, filatelia e ainda a Confederação de Treinadores, além de Fernando Mota (antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo), Vitor Mota (antigo secretário-geral do COP) e Manuel Boa de Jesus (chefe da missão em Pequim 2009).

José Manuel Araújo apresenta-se como o candidato da continuidade, até porque foi o braço direito de José Manuel Constantino nos seus três mandatos. Foi o primeiro português eleito para a Comissão Executiva dos Comités Olímpicos Europeus (COE), destacando-se ainda como presidente da Comissão União Europeia e Relações Internacionais dos COE, cargos que ocupa desde 2021.

"Portugal vive um momento promissor no desporto olímpico e este projeto visa consolidar os sucessos alcançados e abrir novos horizontes, com mais oportunidades para os atletas e uma maior presença internacional”, disse José Manuel Araújo na apresentação da sua candidatura que disse estar "focada no desenvolvimento do apoio aos atletas, aos treinadores, às federações, reforçando o apoio financeiro para todos” pois defende que o COP deve aproveitar “a reputação que detém”.

O candidato revelou a ambição de voltar a ter “um membro do Comité Olímpico Internacional de nacionalidade portuguesa”.

As eleições para a presidência do Comité Olímpico de Portugal vão realizar-se no primeiro trimestre de 2025, sendo José Manuel Araújo um dos quatro candidatos já conhecidos, sendo que os outros são Alexandre Mestre, Laurentino Dias e Jorge Vieira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt