Jorge Jesus processa o Benfica. Clube convicto de que tudo será resolvido de forma amigável
ATTA KENARE / AFP

Jorge Jesus processa o Benfica. Clube convicto de que tudo será resolvido de forma amigável

Antigo treinador dos encarnados entrou com uma ação no Tribunal Arbitral do Desporto por quebra contratual.
Publicado a
Atualizado a

O site do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) mostra que Jorge Fernando Pinheiro de Jesus fez um pedido de arbitragem voluntária em matéria laboral, devido a incumprimentocontratual por parte do Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD como parte demandada.

O treinador português, que se prepara para ir treinar o Al Nassr de Cristiano Ronaldo, está atualmente sem clube. Tendo passado duas vezes pelo clube da Luz, rescendiu com o clube, pela última vez, em 2021.

Nessa ocasião, a SAD do Benfica, garantiu, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que iria cumprir "com todas as obrigações contratuais até ao término do vínculo laboral existente ou até que Jorge Jesus e a sua equipa técnica assumam novo compromisso profissional".

Jorge Jesus tinha, então, contrato com o SLB até 2023, cerca de mais época e meia face à altura da sua saída, e acabou por ingressar no Fenerbahçe na época seguinte à sua saída do Benfica, ou seja, em 2022/23.

Esta não é a primeira vez que Jorge Jesus entra em litígio com o Benfica. Já na época de 2016/2016, quando Jesus saiu diretamente dos SLB para o outro lado da Segunda Circular, o treinador e o clube acabariam por chegar a acordo - os encarnados, sob liderança de Luís Filipe Vieira, reclamavam 14 milhões de euros por danos causados, com o argumento de que o treinador tinha iniciado trabalho no Sporting ainda durante o último mês de contrato com as águias. O técnico reclamava, por sua vez, o pagamento desse mês de salário.

O Benfica garante em comunicado que "já encetou conversações com os representantes de Jorge Jesus e tem total convicção de que tudo será resolvido de forma amigável a contento de ambas as partes, muito em breve".

Advogado diz que "não há problema algum"

Em declaração enviada à comunicação social, o advogado de Jorge Jesus, Luís Miguel Henrique explicou a situação. "Não há problema algum, não há nenhum conflito incontencioso, foi por mera cautela, por causa do prazo de prescrição. Basicamente, isso tem a ver com o acerto de IRS que a Autoridade Tributária fez aos Jorge. O Jorge, por força do contrato, é carregador dessa quantia em relação ao Benfica, mas o devedor fiscal era o Jorge, então o Jorge pagou de imediato aquilo que a Autoridade Tributária corrigiu.", comentou.

Luís Miguel Henrique ainda falou sobre os próximos passos do processo. "Agora, por mera cautela, nós vamos na ação, mas isso não tem nenhum conflito com o Benfica, há diálogo, é uma questão de mera cautela processual", pontuou. "Materialmente estamos em pleno diálogo e há um princípio de acordo em relação às questões, portanto não é nada que se deva valorizar", finalizou o advogado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt