Jorge Fonseca vence medalha de ouro no Open de Praga de judo

Em -81 kg, João Fernando chegou ao bronze.

O português Jorge Fonseca, bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, venceu este domingo a medalha de ouro em -100 kg do Open de Praga de judo, em que João Fernando foi ao bronze nos -81 kg.

Bronze em Tóquio2020 e bicampeão mundial da categoria, Jorge Fonseca voltou a mostrar superioridade na sua categoria de peso e bateu o suíço Daniel Eich na final.

Prova de autoridade, demorou 19 segundos a aplicar um 'ippon' ao adversário, já depois de bater o sérvio Bojan Dosen, por 'waza-ari', nas 'meias', a que chegou devido a duas vitórias por 'ippon', frente a Axel Oscarsson, da Suécia, e Kwadjo Anani, de Itália.

Na categoria em que Fonseca dominou, Diogo Brites não saiu da primeira ronda, em que o campeão estava isento, ao perder com o grego Panagiotis Papanikolaou.

Em -81 kg, João Fernando chegou ao bronze ao bater o checo Jan Svoboda, por 'waza-ari', numa competição quase perfeita, em que só perdeu para o campeão do Open, o canadiano Mohab Elnahas, que levou a melhor nas 'meias' e o deixou no combate pelo terceiro lugar.

Antes, tinha afastado o britânico Thomas Mercer, o búlgaro Alexandr Jelev, o alemão Tim Grankow e, nos quartos de final, o francês Alpha Djalo.

Na mesma categoria de peso, Michael Kistler afastou Manuel Rodrigues na segunda ronda, depois de o luso ter levado a melhor sobre o croata Lovre Barisic.

Em -70 kg, Joana Crisóstomo ficou-se pelo sétimo lugar, ao perder com a sueca Ida Eriksson nos quartos de final, seguindo-se nova derrota com a dinamarquesa Laerke Olsen, na repescagem, já depois de vitórias sobre a espanhola Begona Gomez e a húngara Jennifer Czerlau.

Ao todo, Portugal volta da capital da República Checa com quatro medalhas, o ouro de Jorge Fonseca e os bronzes de João Fernando, Rodrigo Lopes e Francisco Mendes, estes dois no sábado e na categoria -60 kg.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG