Jorge Fonseca conquista ouro na Turquia

Bicampeão mundial e medalhado de bronze em Tóquio2020, judoca português obtém mais um grande resultado

O judoca português Jorge Fonseca, bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, conquistou hoje a medalha de ouro em -100 kg no Grand Slam de Antália, na Turquia, ao derrotar no combate decisivo o espanhol Nikoloz Sherazadishvili.

Jorge Fonseca, bicampeão mundial da categoria e segundo da hierarquia mundial, impôs-se ao espanhol, nascido na Geórgia e atual 99.º do 'ranking', por 'ippon', num combate que durou dois minutos e 14 segundos.

A menos de um mês dos campeonatos europeus, Jorge Fonseca, que persegue o título continental, somou a terceira medalha de ouro em competições internacionais no ano de 2022, depois das vitórias em Praga e no Grande Prémio de Portugal, e o 14.º combate consecutivo sem perder.

O judoca português entrou na competição como cabeça de série, estreando-se na segunda ronda, na qual superou o mongol Gonchigsuen Batkhuyag por acumulação de 'shidos'.

Na ronda seguinte, o medalhado olímpico português, venceu por 'ippon' o dinamarquês Mathias Madsen, campeão europeu de sub-23 em 2020, e nos quartos de final derrotou o georgiano Onise Saneblidze, 15.º da hierarquia mundial, por 'waza-ari'

Fonseca assegurou o lugar na final, ao derrotar por 'ippon' o canadiano Kyle Reyes, atual campeão pan-americano e 20.º classificado mundial.

A final de -100 kg teve a curiosidade de colocar frente a frente dois judocas com dorsais vermelhos, símbolo envergado por campeões mundiais, pois Sherazadishvili é campeão mundial de -90 kg, tendo transitado para a categoria acima após os Jogos Olímpicos, o que "justifica" o seu 99.º lugar no 'ranking' mundial.

Além de ter juntado no tatami dois bicampeões mundiais, o combate colocou frente a frente dois velhos conhecidos, já que Nikoloz Sherazadishvili esteve ao lado do português nas conquistas das duas edições consecutivas da liga dos campeões, pelo Sporting.

O ouro de Jorge Fonseca em Antália, junta-se ao bronze conseguido no sábado por Bárbara Timo na categoria de -63 kg.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG