João Pereira. O jogador com pêlo na venta que foi preparado para suceder a Amorim
“Porque a pessoa que me tornei e o que alcancei também se deve muito ao local onde cresci e às pessoas que nele habitavam... aí está uma forma de agradecer! Casal Ventoso e Meia Laranja... com orgulho!" Esta mensagem foi colocada por João Pereira nas redes sociais em novembro de 2012, na altura jogador no Valência, ilustrada com uma imagem de umas chuteiras onde gravou “C. Ventoso” e “Meia Laranja”.
O agora novo treinador do Sporting, promovido da equipa B e oficializado esta segunda-feira pelos leões, que foi sempre uma aposta do presidente Frederico Varandas para um dia ocupar o lugar e que terá como missão dar continuidade ao grande trabalho de Rúben Amorim, nunca escondeu as origens e por várias vezes fez mesmo questão de mostrar o seu orgulho pela infância vivida na Rua Maria Pia, paredes meias com a Meia Laranja e o Casal Ventoso, zona muito problemática na altura onde muitos se deixaram levar pela droga.
Nascido no seio de uma família sem grandes posses - o pai, sportinguista ferrenho, trabalhava numa gráfica e a mãe numa fábrica de lâmpadas -, o pequeno João nunca escondeu o seu gosto pelo desporto e pelo futebol. E foi assim que começou a dar nas vistas no Domingos Sávio, o famoso clube de Campo de Ourique onde também Ricardo Quaresma deu os primeiros pontapés.
Uma exbição num torneio na Pontinha acabaria por mudar-lhe a vida. Os benfiquistas José Águas e Vítor Martins viram-no em ação e quiseram logo levá-lo para o Benfica. E assim foi. Aos nove mudou-se para a Luz enquanto ao mesmo tempo estudava na Casa Pia de Lisboa, onde concluiu o 12.º ano.
Foi dando nas vistas nos escalões mais jovens e em 2003/04 estreou-se pela equipa principal do Benfica lançado por José Antonio Camacho. Nas águias ganhou um título de campeão, uma Supertaça e uma Taça de Portugal. Acabou por perder espaço e foi cedido ao Gil Vicente em 2005/06. De Barcelos saltou para o Sporting de Braga e, após duas épocas e meia no Minho, assinou pelo Sporting, onde esteve três temporadas.
Transferiu-se depois para o Valência, de Espanha, passou pelo Hannover da Alemanha, e regressaria a Alvalade para fazer mais uma temporada e meia entre 2015 e 2016. Seguiu-se o Trabzonspor, da Turquia, e voltaria ainda ao Sporting para terminar a carreira em 2020/21, sagrando-se campeão nacional.
Pela infância e juventude passadas num bairro problemático, João Pereira sempre teve um feitio irreverente, rebelde, com pêlo na venta. E como jogador foi várias vezes expulso e pegou-se com muitos adversários. Mas quando foi convidado para integrar a estrutura do Sporting, primeiro como adjunto da equipa de sub-23 em 2021/2022, e depois assumindo o cargo de treinador principal em 2022/2023, continuou a mostrar o seu temperamento intempestivo. E por isso mesmo foi chamado à atenção pelos responsáveis do Sporting.
Esta temporada já na equipa B esteve muito mais muito mais controlado. Mas a verdade é que recentemente, em declarações ao Expresso, uma fonte próxima do treinador definiu-o "muito mais como Sérgio Conceição do que Rúben Amorim" numa referência ao temperamento.
João Pereira sempre foi visto em Alvalade como o sucessor natural de Ruben Amorim. A sucessão estava apenas apontada para o final da época, mas a saída do treinador principal para o Manchester United fez antecipar o cenário e nunca existiu outra escolha. Aliás, numa entrevista ao Canal 11 em maio de 2020, ainda João Pereira jogava na Turquia, Frederico Varandas já diziz que ele ia ser treinador.
O novo treinador dos leões não concluiu ainda o terceiro nível da UEFA (mas já inscreveu como adjunto da equipa princiapl no verão), pelo que dependerá do adjunto Tiago Teixeira (já possui o nível UEFA PRO) para poder comandar a equipa principal e fazer algumas aparições oficiais, como constar da ficha de jogo e estar presente em flashes interviews.
"Uma nova braçadeira, a mesma ambição", anunciou esta segunda-feira, o clube de Alvalade, oficializando a mudança.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting avança que a nova equipa técnica "assumirá de imediato o comando técnico".
Além de João Pereira, de 40 anos, integram a nova equipa técnica Tiago Teixeira, José Caldeira, António Pina, Hugo Tecelão, Tiago Ferreira e Luís Neto.