João Pereira confirmado como o sucessor de Ruben Amorim e com Luís Neto na equipa técnica
É oficial. João Pereira é o novo treinador do Sporting e sucede a Ruben Amorim, que se despediu no domingo do comando técnico dos leões com uma vitória por 4-2 frente ao Sporting de Braga. Terá como um dos adjuntos o ex-jogador Luís Neto.
"Uma nova braçadeira, a mesma ambição", anuncia, esta segunda-feira, o clube de Alvalade.
João Pereira, até agora treinador da equipa B do Sporting, é o nome escolhido para suceder a Rúben Amorim, que parte hoje para Inglaterra para assumir a liderança do comando técnico do Manchester United.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting avança que a nova equipa técnica "assumirá de imediato o comando técnico".
Além de João Pereira, de 40 anos, integram a nova equipa técnica Tiago Teixeira, José Caldeira, António Pina, Hugo Tecelão, Tiago Ferreira e Luís Neto.
É a oitava mudança na I Liga
A troca de Ruben Amorim, de partida para o Manchester United, por João Pereira é a oitava mudança de técnico na edição 2024/25 da I Liga portuguesa de futebol, após 11 jornadas.
O técnico português, que cumpria a sua quinta temporada ao comando dos leões, com os quais se sagrou campeão nacional em 2020/21 e 2023/24, deixa o clube no comando da prova, com o pleno de vitórias, replicando o melhor arranque de sempre da formação leonina, de 1990/91.
Ruben Amorim venceu os primeiros 11 jogos e diz adeus a Alvalade com o Sporting seis pontos à frente do FC Porto, segundo classificado, e oito do Benfica, terceiro, que tem menos um jogo.
A saída de Amorim do Sporting seguiu-se à de Luís Freire, que abandonou o Rio Ave após a 10.ª ronda, no 14.º posto, sendo substituído por Petit, que entrou a ganhar (2-0 no Bessa).
Na jornada anterior, tinha caído o uruguaio Gonzalo García, que deixou o Arouca na 14.ª posição e foi já rendido por Vasco Seabra.
Antes, após a sexta jornada e sem qualquer ponto conseguido, José Mota deixou o comando técnico do Farense, sendo substituído por Tozé Marreco.
Tozé Marreco tinha estado na primeira mudança de treinador esta temporada, quando deixou o Gil Vicente ainda antes do arranque do campeonato, sendo substituído interinamente por Carlos Cunha, antes da entrada de Bruno Pinheiro após a segunda jornada.
Seguiram-se o despedimento de Daniel Sousa, no Sporting de Braga, logo na primeira jornada, sendo rendido por Carlos Carvalhal, o afastamento do alemão Roger Schmidt, no Benfica, no final da quarta jornada, entrando Bruno Lage, e a saída de Filipe Martins no Estrela da Amadora, após a sexta ronda, tendo sido substituído por uma comissão técnica liderada por José Faria, diretor desportivo da equipa.
Mudanças de treinador na edição 2024/25 da I Liga portuguesa de futebol:
Jornada - Clube - Sai - Entra
- Gil Vicente Tozé Marreco - Carlos Cunha (interino)
1.ª jornada - Sporting de Braga - Daniel Sousa - Carlos Carvalhal
2.ª Gil Vicente - Carlos Cunha (interino) - Bruno Pinheiro
4.ª Benfica - Roger Schmidt - Bruno Lage
6.ª Estrela Amadora - Filipe Martins - José Faria
6.ª Farense - José Mota - Tozé Marreco
9.ª Arouca - Gonzalo García - Vasco Seabra
10.ª Rio Ave - Luís Freire - Petit
11.ª Sporting - Rúben Amorim - João Pereira
Com Lusa